5 Jeitos de Perder Dinheiro

Saiba como evitar perder dinheiro

Artigo publicado por Samira Souza nas categorias: Seu Dinheiro

Sabe quando a pessoa chega no final do mês contando as moedas do cofrinho para conseguir se virar até o recebimento do próximo salário? A grande maioria delas acabam culpando o fato de ganharem relativamente pouco, mas quanto mais se ganha mais se gasta. E algo em comum entre a maioria destas pessoas é que muitas sequer sabem onde o seu dinheiro acabou indo durante o mês.

Isso acontece na grande maioria dos casos porque as pessoas se tornam especialistas em perderem o seu dinheiro. O conceito de perder dinheiro não significa necessariamente que a pessoa tenha deixado um maço de dinheiro cair na rua, por exemplo. Mas está relacionado as compras e aos gastos que as pessoas fazem com coisas que acabam sendo desnecessárias.

Portanto, uma maneira interessante que as pessoas podem ter de economizar o seu dinheiro é evitar algumas das situações descritas abaixo:

perder dinheiro

Andar pelo shopping sem propósito

Passear pelo shopping quando a pessoa não quer comprar alguma coisa especifica pode ser um convite para que as pessoas gastem todo aquele dinheiro que estava economizando. Os shoppings são planejados, em todos os sentidos, para fazer com que as pessoas gastem, seja no estacionamento, seja nas refeições, mais especialmente nas compras feitas lá dentro. Portanto, escolha passear pelo parque ao invés de ir ao shopping quando está querendo guardar dinheiro.

Gastar muito mais do que vale o que está sendo consumido

Quando as pessoas estão querendo economizar, isso não significa que ela tenha que parar de ter qualquer tipo de lazer e de diversão, muito pelo contrário. Mas é preciso cuidar determinadas coisas que são compradas no dia a dia. Por exemplo, ir ao cinema no dia de semana pode ser uma forma interessante de fazer algo divertido e economizar. Mas a pipoca? Pagar R$ 15,00 por algo que custa menos de R$ 2,00 no supermercado é perder dinheiro. Portanto, evite estas armadilhas.

Cair no cheque especial ou não pagar toda a fatura do cartão

O cheque especial é uma das armadilhas mais letais que os consumidores acabam caindo. Afinal de contas, o dinheiro está ali disponível na sua conta, por que não usar? A resposta é simples: porque o consumidor vai estar pagando juros e isso pode se tornar uma bola de neve em pouco tempo.

O mesmo vale para a “comodidade” de se pagar apenas o valor mínimo da fatura do cartão de crédito. Neste caso o prejuízo será ainda maior, pois os juros do cartão são os maiores entre as formas de crédito e empréstimo disponíveis.

quebra de cartão de crédito

Comprar algo apenas porque está na oferta

Não caia na tentação de comprar alguma coisa que você não precise apenas porque está mais barato. Isso somente vai valer a pena quando a pessoa realmente souber que vai precisar daquele objeto ou serviço mais na frente. Caso contrário, estará perdendo dinheiro.

Pagar por serviços gratuitos

Se a pessoa pretende consultar se o seu nome está no SPC ou no SERASA, basta ir lá, não precisa pagar para ninguém. O mesmo vale para conseguir acionar o seguro DPVAT, dentre tantos outros exemplos.



Comente!




*Campos obrigatórios