Blockchain

Entenda o que é o Blockchain e o que garante a autenticidade de suas transações

Artigo publicado por Samira Souza nas categorias: Bitcoin

Se você acompanha o mundo dos investimentos financeiros, certamente já deve ter ouvido falar das criptomoedas, mais especificamente do Bitcoin. Essa “nova” moeda virtual tem sido alvo de debates entre investidores e entusiastas em tecnologia, e hoje, nós falaremos um pouco do que faz o Bitcoin se tornar realidade: a tecnologia Blockchain.

blockchain

O que é Blockchain e o que garante sua autenticidade?

Toda moeda para ter valor precisa ter alguns pontos em comum: elas devem ser finitas em quantidade e devem ser livre de fraude. Se qualquer um desses dois pontos forem comprometidos, o valor e a segurança do seu investimento (ou do seu patrimônio) estarão em risco de uma quebra iminente.

Como o BitCoin não é uma moeda comum emitida por um governo, é necessário que todas as pessoas que utilizam esse meio de pagamento tenham algum tipo de garantia ou proteção do seu investimento, e é aqui que entra a tecnologia Blockchain.

Essa tecnologia é a responsável por registrar todos os tipos de transações e de informações em um BitCoin, o que faz com que essa moeda se torne viável para o uso cotidiano.

De maneira simplificada, essa tecnologia faz com que cada BitCoin existente tenha um registro que comprove a sua existência e autenticidade. A transação financeira com essa moeda só é viabilizada após a análise do algoritmo de registro que cada unidade apresenta.

Em outras palavras, há um cálculo de um algoritmo específico em cada transação que faz com que a existência de cada BitCoin seja confirmada, caso essa autenticação não seja realizada, a movimentação é efetivamente cancelada pela falta desses dados centrais.

Essa tecnologia faz com que o uso de uma instituição central seja desnecessária, fazendo com que a moeda seja livre de qualquer nação e livre de qualquer burocracia tradicional.

Mas dá para confiar nessa tecnologia?

Atualmente existe um grande debate para que a tecnologia Blockchain seja disponibilizada para outras áreas da nossa vida. Sua eficácia é tão grande que grandes passos podem ser dados na área de segurança digital.

Um dos maiores exemplos dessa segurança é a forma com que acontece a gestão de dados. Com o Blockchain, os dados são distribuídos na rede em vez de serem disponibilizados em um único servidor central, como as grandes companhias e corporações fazem.

O grande benefício é a segurança das informações, uma vez que não será possível hackear com tanta facilidade os dados mais importantes de um indivíduo ou de um grupo de pessoas, como o número do cartão de crédito entre outras informações.

Para que essas informações fossem comprometidas, seria necessário descriptografar milhares de arquivos que estariam espalhados em milhares de pontos através da internet, o que significa dizer que uma pessoa má intencionada teria que ter um volume de trabalho mais do que dez vezes maior para conseguir as informações de uma única pessoa.

Entretanto, é preciso dizer que a tecnologia não é livre de falhas, e assim como qualquer outro sistema também existem maneiras de fazer com que ele seja burlado. Todavia, as chances atuais são menores com relação a maneira “tradicional” com que lidamos com as nossas informações digitais.

Por fim, é preciso dizer que não só a tecnologia Blockchain pode garantir uma excelente finalidade para várias outras necessidades que nós temos, como ela é um agente fundamental para o sucesso do BitCoin.

Seja nos investimentos ou na tecnologia da informação, apostar no Blockchain pode ser um passo corajoso para conseguir rendimentos financeiros e um novo patamar na segurança digital.

Esse foi o nosso artigo sobre BlockChain! Gostou do conteúdo? Escreva nos comentários a sua opinião sobre o assunto — nós estamos ansiosos para saber o que você tem a dizer!



Comente!




*Campos obrigatórios