Carteira de Papel de Bitcoin: O Que É e Como Criar

Entenda como funciona a carteira de papel de Bitcoin e como criar a sua gratuitamente

Artigo publicado por Samira Souza nas categorias: Bitcoin

Quer manter os seus bitcoins seguros? Essa é, sem dúvida, uma das maiores preocupações de quem mexe com criptomoedas. O bom é que existem muitas ferramentas que disponibilizam essa segurança, e uma das mais eficazes é a carteira de papel (no original, PaperWallet).

carteira de papel de bitcoin

Mas, antes de falar desse tipo específico de carteira, é importante que você saiba um pouco mais sobre a carteira de criptomoedas em si.

Por isso, continue lendo esse post e descubra:

  • O que é carteira de criptomoedas;
  • Carteira de papel de bitcoins;
  • Como ter uma carteira de papel de bitcoins.

Confira!

Carteira de criptomoedas: O que é?

Começando pelo básico, a carteira de criptomoedas é um programa cujo objetivo é enviar e receber criptomoedas, e que é composta por duas “chaves” – uma pública e outra privada.

A chave pública nada mais é do que o endereço da carteira do usuário, e também a forma como outras pessoas podem enviar bitcoins para você.

Já, a carteira privada permite o contrário, ou seja, que você envie bitcoins para outras pessoas. É da combinação entre as chaves pública e privada que uma transação de criptomoedas é possível.

Carteira de papel de bitcoins

É então que chegamos na definição de carteira de papel de bitcoins, que se trata de um documento com cópias das suas chaves, tanto a pública, quanto a privada.

Na maioria dos casos, a carteira terá códigos QR, que podem ser digitalizados, permitindo que você adicione as chaves em um aplicativo de celular.

Agora, evidentemente, que há algumas desvantagens, como o cuidado natural que se deve ter para preservar papel, além da precaução em não perder essa carteira, pois isso impossibilitará você de acessar os seus bitcoins novamente.

Como ter uma carteira de papel de bitcoins

Para criar uma carteira desse tipo, o processo é rápido, simples e grátis. Vamos ao passo a passo.

  • Primeiro, você precisa criar um endereço de bitcoin novo. Para isso, abra o BitAddress.org no seu navegador.
  • O BitAddress, então, irá pedir para criar alguma forma de aleatoriedade, seja digitando caracteres, ou então deslocando o cursor do mouse.
  • Ao aparecerem as chaves e seus respectivos códigos QR, procure não verifica-los, clicando somente em “paper wallet”.
  • Seleciona, a seguir, o número de endereços a gerar.
  • Com as carteiras geradas, clique em “imprimir” para fazer uma cópia.
  • Agora, basta apenas anotar os endereços públicos, e escanear o código QR do endereço público no seu aplicativo bitcoin.

Obviamente, já que estamos falando de fundos de investimento, é necessário que questões de segurança sejam levadas muito a sério, a fim de ser evitar transtornos.

Nesse caso específico da carteira de papel, primeiro, é recomendável que ninguém veja você criando essa carteira, pois, seria o mesmo que você compartilhar a senha do seu banco com alguém.

Quando for imprimir a sua carteira, faça isso através de uma impressora que não está ligado a uma rede. Assim, você evita que, por descuido, essas informações caiam nas mãos de terceiros.

E, por fim, quando você quiser utilizar os bitcoins da paper wallet, o mais apropriado é utilizar a Blockchain.info para movimentar suas criptomoedas.



Comente!




*Campos obrigatórios