Categorias de Investidores de Ações

Conheça os 6 grupos segmentados pela Bovespa

Artigo publicado por Samira Souza nas categorias: Ações

Qualquer pessoa que esteja pensando em entrar para o mundo dos investimentos na bolsa de valores deve saber que não basta apenas comprar e vender, é muito importante estar bem informado e também entender e absorver o máximo de informações relacionadas com o segmento.

É importante entender todos os jogadores que estarão no mesmo tabuleiro quando a pessoa vai entrar na bolsa, principalmente entendendo quais são as diferentes categorias que estarão ali também tentando ganhar dinheiro. Afinal de contas, os investidores podem ser divididos em algumas categorias, de acordo com as suas próprias características.

De acordo com as características do funcionamento do mercado de ações, os investidores podem ser definidos tanto como indivíduos ou como instituições que acabam investindo seus recursos com um objetivo de ganho de médio e longo prazo. E sempre é importante lembrar para as pessoas que estão começando a investir que a pessoa precisa operar na bolsa através de uma corretora ou então uma distribuidora de valores.

investidor

Categorias

Atualmente, seguindo a metodologia adotada pela Bovespa, os investidores poderão ser segmentados em seis grupos diferentes: Mercado de ações: conheça mais sobre as várias categorias de investidores.

Pessoas físicas

Como o próprio nome já entrega, são pessoas que se tornam investidoras. Mas nesta categoria também estão incluídos não apenas as pessoas que chegam até à bolsa de valores através das corretoras, mas também os chamados Clubes de Investimentos. O segmento de pessoas físicas representa o maior número de investimentos, mas não representa o maior volume de negócios da bolsa.

Institucionais

Nesta categoria estão inseridas as instituições que administram recursos de terceiros, passando pelos administradores de fundos de investimentos, fundos de pensão, dentre outros. E está nesta categoria a grande concentração de dinheiro que circula pelo mercado da bolsa de valores, já que basicamente nesta categoria estão inseridos investidores profissionais e com maior conhecimento do mercado.

investidores de acoes

Empresas e instituições financeiras

As empresas e as instituições financeiras acabam representando uma parcela bem pequena dentro do universo de investidores. Geralmente nesta categoria acabam entrando as tesourarias de grandes corporações que acabam investindo em ações como uma das suas políticas financeiras.

O mesmo acontece com as instituições financeiras, mas estas acabam sendo mais representadas do que as empresas dentro do mercado da bolsa de valores. Uma das características das operações realizadas pelas instituições financeiras é que elas costumam investir em uma grande variedade de mercados, buscando explorar sempre os diferenciais de juros que podem ser obtidos no mercado.

Investidores Estrangeiros

Os investidores estrangeiros também são parte muito importante do mercado da bolsa de valores, sendo fundamentais para definir o rumo do mercado brasileiro de ações. Geralmente esta categoria é composta por investidores institucionais domiciliados no exterior e que acabam enxergando no Brasil um potencial mercado. Mas estes investidores raramente concentram seus esforços em apenas um mercado. Geralmente eles escolhem vários e diferentes países para colocar o seu dinheiro.



Comente!




*Campos obrigatórios