CCF

Saiba como sair do CCF

Artigo publicado por Samira Souza nas categorias: Seu Dinheiro

O Cheque é uma das formas de pagamento mais utilizadas no mercado. Apesar de ter ficado para trás, sendo ultrapassada pelo Cartão de Crédito nos últimos 10 anos, o cheque ainda é amplamente utilizado no mundo inteiro.

Trata-se de um documento emitido por uma pessoa ou empresa que tenha registrado, em seu nome, uma conta bancária, e onde ela se compromete a fazer o pagamento de um determinado valor para quem ou o que está recebendo aquele cheque. Este valor será descontado diretamente em um banco de onde o dinheiro será retirado da conta corrente da pessoa.

Mas diferente do cartão de crédito onde a pessoa pode saber quando o cliente possui limite ou não possui limite, o cheque precisa esperar que a pessoa vá descontar o seu cheque no banco para saber se realmente existe saldo suficiente na conta ou não.

Neste caso os clientes que não conseguem honrar com o pagamento dos seus cheques passam a figurar no cadastro CCF.

O que é CCF?

CCF é o Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundos, uma lista que é de responsabilidade do Banco Central e que recebe a informações advindas de todos os bancos brasileiros que são cadastrados no sistema.

Portanto, é uma espécie de SPC ou de SERASA, mas onde são permitidos apenas os cadastros que são feitos com as operações em cheque.

cadastro de cheques sem fundo

Em Quais Casos se Aplica?

Basicamente qualquer pessoa que emita um cheque que não tenha fundos suficiente pode ser enquadrado no CCF. Mas para evitar problemas existem algumas regras que o Banco Central acaba impondo. Muitas vezes a pessoa pode não ter um dinheiro disponível no saldo naquele momento que a empresa deposita o cheque, mas poderá ter o dinheiro logo na sequência.

Portanto, o nome do consumidor que passou o cheque será incluído no SPC apenas quando houve pelo menos duas tentativas de descontar o cheque sem sucesso na conta. Além disso, um outro caso onde o consumidor poderá ter o seu nome no cadastro é quando ele encerra a sua conta depois de ter emitido um ou mais cheques.

O que Acarreta Ter o Nome Cadastrado no CCF?

Quando a pessoa está cadastrada no CCF a pessoa poderá ter problemas relativos a concessão de créditos, especialmente nas empresas e nos bancos que realizam esta consulta antes de efetivar algum contrato de financiamento ou de empréstimo. Além disso, a grande maioria dos bancos acabam impedindo que a pessoa retire qualquer cheque no seu nome até sair do cadastro.

talão de cheques

Como Sair do CCF?

Para que a pessoa possa sair do CCF, basta que ela se dirija até a agência bancária que realizou o pedido de inscrição do cliente, geralmente é o banco onde a pessoa possuí conta. Já quando a pessoa, por algum motivo, não consegue ir até a agência, ou ela fica em outro estado ou ainda tenha fechado, o pedido de exclusão deve ser feito em uma agência do Banco do Brasil. Além disso, o pagamento dos cheques devem ser feitos ao emissor ou ao próprio banco.



Comente!




*Campos obrigatórios