Como Fugir de Armadilhas e Limpar o Nome

Saiba como equilibrar as finanças

Artigo publicado por Samira Souza nas categorias: Seu Dinheiro

Estar no SPC ou no SERASA é uma situação bastante complicada, algumas pessoas chegam a ter sérias crises de saúde, como estresse ou insônia, quando elas estão com o seu nome inserido nestes cadastros. Afinal de contas, basicamente isso significa que a pessoa não poderá ter mais acesso a crédito na praça, como financiamentos, cartões de crédito, cheque, dentre outros.

Neste desespero que uma situação destas acaba causando na grande maioria das pessoas, elas simplesmente passam a recorrer a qualquer oportunidade que surja pela frente. E como sempre existe alguma pessoa que está disposta a lucrar em cima das necessidades de outras pessoas, algumas armadilhas são criadas.

Basta andar um pouco pelos centros das grandes cidades para logo nos depararmos com determinados tipos de anúncios prometendo tirar a pessoa do SPC e do SERASA sem que elas precisem fazer o pagamento das suas dívidas, ou então pessoas que se oferecem para consultar a situação do nome mediante a pagamento de uma pequena taxa.

calcular dívida

Em alguns casos, a pessoa nem sequer precisa sair de casa, da frente do computador, para se deparar com algumas ofertas que também oferecem facilidades demais, que muitas vezes os consumidores nem percebem apenas por estar em uma situação estressante.

Confira algumas destas principais armadilhas e dicas para fugir delas.

Pagando para consultar o seu nome

O consumidor poderá consultar se o seu nome ou CPF está incluso em qualquer lista como o SPC ou o SERASA de forma totalmente gratuita. Ou seja, não é necessário que as pessoas paguem uma taxa para outras pessoas ou empresas conseguirem fazer esta consulta. Basta que ela se dirija a sede destas duas entidades, sendo que todas elas possui locais de atendimento nas capitais brasileiras e nas grandes cidades.

Para fazer a sua consulta, os clientes deverão levar o seu documento de identidade original.

Desconfie de qualquer kit que seja vendido na internet que promete dar acesso as pessoas ao cadastro, pois somente os lojistas cadastrados podem consultar se uma determinada pessoa consta ou não no SPC, e mesmo estas entidades não possuem acesso a quantas dívidas estão inscritas no nome da pessoa ou os valores da mesma.

cálculo de dívidas

Serviços de retirada do nome da pessoa dos cadastros

Somente através de ações judiciais é possível que os consumidores consigam mover uma ação para retirar o seu nome do SPC ou do SERASA, mas mesmo assim isso só é feito depois de uma negociação. É grande a quantidade de empresas que dizem oferecer o serviço para que a pessoa possam retirar o nome da pessoa dos cadastros sem que ela tenha que pagar a dívida.

O problema é que estes processo que eles alegam mover acabam sendo pagos, e no final das contas, na grande maioria dos casos, a pessoa está com duas dividas: as originais as dívidas contraídas com estas empresas que incluíram o nome da pessoa no SPC ou no SERASA.



Comente!




*Campos obrigatórios