Como Funciona o Bitcoin

Entenda o funcionamento da moeda digital Bitcoin e como aproveitar ao máximo seu potencial

Artigo publicado por Samira Souza nas categorias: Bitcoin

As moedas digitais representam uma realidade cada vez mais presente no dia a dia de muita gente, especialmente quem acompanha e investe no mercado financeiro atual. E uma das moedas digitais mais usadas na atualidade é o Bitcoin. Nesse post, você vai aprender como funciona o bitcoin.

como funciona o bitcoin

Isso mesmo! Nesse artigo vamos mostrar de maneira simplificado todo o processo de funcionamento desta moeda digital, para que você compreenda como ocorrem as transações financeiras com bitcoins e a partir disso possa começar a investir nessa criptomoeda sem medo.

Descubra como funciona o Bitcoin

Você não precisar ser nenhum técnico em informática para entender como funciona o Bitcoin. Isso porque o seu funcionamento é bem mais prático do que imagina.

Primeiramente, você precisa ter uma carteira de bitcoin instalada no dispositivo móvel ou então no computador, pois será ela que vai gerar o seu endereço de bitcoin.

Este endereço será o seu primeiro, no entanto, você poderá ter vários outros mais adiante.

Com este endereço, você pode fazer ou receber pagamentos de qualquer lugar do mundo. Fazendo uma analogia bem simples, saber como funciona o bitcoin, é o mesmo que saber como funciona um e-mail, sendo que a única distinção esta no endereço dos bitcoins, que deve ser usados somente uma vez.

Cadeia de blocos e sua relação com o bitcoin

A cadeia de blocos funciona como uma espécie de livro de registro, onde as transações envolvendo bitcoins na rede são contabilizadas.

Assim, a carteira de bitcoin pode calcular o saldo de bitcoins de cada usuário, permitindo que ele utilize o seu saldo disponível em novas transações. A cadeia de blocos é protegida por criptografia, o que diminui o risco de fraude nas transações com bitcoin.

Blockchain

O blockchain é uma tecnologia aplicada nas transações envolvendo bitcoins, para torna-las mais seguras tanto para quem compra, quanto para quem vende essas moedas digitais.

Este processo envolve o uso de criptografia, que torna as transações com bitcoins mais confiáveis e seguras. Além disso, todas as movimentações realizadas com bitcoin ocorrem com o conhecimento dos usuários da rede, sendo que a sua confirmação geralmente acontece no tempo de 10 minutos, por meio de um processo chamado de mineração.

Minerando bitcoins

A mineração nada mais é do que um sistema que serve para validar as transações com bitcoins e inclui-las no blockchain.

No processo de mineração, as transações são inseridas em uma espécie de bloco e validadas pela rede por meio de regras criptográficas.

Este sistema não só evita a modificação de blocos antigos, como também dificulta a geração de novos blocos pela mesma pessoa. Isso faz com que as pessoas envolvidas nas transações com bitcoins, não possam alterar suas próprias transações, aumentando assim a segurança do uso de bitcoins.

A cada transação validada pela mineração, é gerado moedas de bitcoins. Mas para minerar e adquirir seus próprios bitcoins a partir desse processo, é preciso contar com equipamentos potentes e um alto investimento, uma vez que a mineração é um processo demorado e que consome uma quantidade elevada de energia.

Portanto, estas são as informações básicas que você precisa saber para ter uma noção de como funciona o bitcoin!



Comente!




*Campos obrigatórios