Como Funcionam as Moedas Digitais?

Entenda o funcionamento das moedas digitais que estão se tornando cada vez mais populares ao redor do mundo

Artigo publicado por Samira Souza nas categorias: Bitcoin

Que as moedas digitais representam uma tendência cada vez mais forte nos dias de hoje, todo mundo sabe. Agora, o que nem todo mundo conhece, é o funcionamento desse tipo de moeda.

moedas digitais

Como elas atuam no mercado financeiro global? Qual impacto elas provocam nesse meio? Qual a diferença delas para a moeda tradicional?

Bom, estas são questões bastante comuns, que envolvem as criptomoedas. E se você tem interesse em saber mais a respeito desse assunto, continue lendo esse post e descubra tudo o que precisa saber sobre esse assunto!

Como funciona as moedas digitais

Também conhecidas como criptomoedas, as moedas digitais foram criadas em 2009, com base em uma rede P2P (Peer-To-Peer), que é uma rede descentralizada, onde não há a necessidade de haver um intermediário para a realização de transações financeiras.

Nessa rede, as próprias máquinas, guiadas por seus desenvolvedores, é que realizam a verificação e também a propagação das transações com moedas digitais, de modo que uma moeda digital não possa ser utilizada em mais de uma transação.

Cada investidor ou vendedor de moedas digitais, armazena as suas criptomoedas nas chamadas carteiras digitais. E a transação ocorre no momento que o software responsável pela gestão da carteira do investidor, identifica a carteira do vendedor.

Todas as transações envolvendo moedas digitais, são reunidas em blocos, sendo que cada bloco se conecta ao anterior por meio de um código, formando uma rede de códigos, conhecida como Blockchain.

Quem cria a Blockchain?

Essa rede é formada pelos chamados mineradores, que são as pessoas responsáveis por calcular e identificar o código certo para ligar uma transação a outra e assim valida-las.

Apesar de parecer meio complexo, o funcionamento das moedas digitais são bem mais simples do que você imagina.
Agora, se está complicado para você entender, confira a seguir um comparativo entre a moeda digital e a moeda tradicional, para que dessa forma consiga compreender melhor como funciona as moedas digitais no mercado financeiro atual.

Moeda Digital x Moeda Tradicional

Nas transações financeiras com moedas tradicionais, como o real ou o dólar por exemplo, existe um intermediário, que viabiliza a compra e venda dessas moedas, que no caso são as instituições bancarias.

Pois bem, esta é uma realidade que não existe com o uso das moedas digitais, uma vez que a sua rede de funcionamento é totalmente descentralizada.

Veja também: O que são criptomoedas?

Além disso, por haver um intermediário no caso das moedas tradicionais, o risco de ocorrerem fraudes ou mesmo desta moeda gerar prejuízos devido aos constantes processos inflacionários que ela sofre são grandes, o que também não acontece com as moedas digitais.

Todo o processo de compra e venda de moedas digitais é realizado por meio de uma rede segura, descentralizada e que lhe permite obter um bom faturamento, tendo em vista que a cotação desse tipo de moeda tende a subir de maneira surpreendente em um curto espaço de tempo, o que não ocorre com a moeda tradicional.

Sendo assim, fica fácil entender o porquê tantas pessoas estão cada vez mais interessadas em saber sobre o funcionamento das criptomoedas.

E se você aprendeu como elas funcionam ao ler esse post, deixe o seu comentário e nos diga se pretende investir nesse mercado agora que entendeu como funcionam as moedas digitais!



Comente!




*Campos obrigatórios