Como Usar o FGTS Para Comprar a Casa Própria

Saiba em quais casos você pode usar seu fundo de garantia para comprar uma casa.

Artigo publicado por Samira Souza nas categorias: Seu Dinheiro

Apesar de estar mais fácil conseguir comprar a sua casa própria nos dias de hoje, especialmente por causa das linhas de crédito que são liberadas pelos bancos, muitas pessoas ainda possuem alguma dificuldade para comprar o seu imóvel. O problema é que na grande maioria dos casos, mesmo financiando a casa ou apartamento, a pessoa precisa ter um dinheiro para dar de entrada ou para abater um pouco do valor final para que as parcelas não fiquem tão altas.

Uma alternativa interessante que os trabalhadores brasileiros podem se utilizar na hora de comprar o seu imóvel é usar o dinheiro do FGTS como forma de conseguir uma entrada ou então conseguir abater um pouco do valor que será financiado.

O FGTS é um fundo de garantia que todo o trabalhador brasileiro com carteira assinada possui dinheiro. Enquanto a pessoa estiver trabalhando, todos os meses a empresa precisa depositar em uma determinada conta corrente um valor. Aquele dinheiro fica rendendo para os trabalhadores, mas ele não é livre para que a pessoa possa movimentar. Apenas em determinadas situações bem específicas é que as pessoas podem retirar ou movimentar o seu fundo de garantia, e a compra do imóvel é uma delas.

casa própria com FGTS

Pré-requisitos para compra do imóvel com FGTS

Atualmente o banco responsável pela administração do Fundo de Garantia é a Caixa Econômica Federal. Ela coloca algumas regras para liberar o fundo de garantia para que as pessoas possam comprar o imóvel. É importante que as pessoas preencham todos os requisitos para que o dinheiro seja liberado para a compra da casa ou do apartamento.

  • O trabalhador deve ter, no mínimo, três anos de carteira assinada, sendo que este período não precisa ser corrido;
  • A pessoa que vai comprar o imóvel também não pode ter qualquer outro tipo de financiamento pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), sendo que este requisito é válido para todo o Brasil, ou seja, as pessoas não podem ter qualquer outro financiamento de imóveis neste sistema em nenhum estado;
  • A pessoa que vai comprar também não pode ter nenhum outro imóvel registrado na cidade onde será feita a compra;
  • Também é necessário trabalhar ou morar na cidade onde a pessoa vai comprar o imóvel.

Documentos

Os documentos básicos que as pessoas devem ter para conseguir comprar o seu imóvel com o FGTS é a carteira de identidade, a carteira de trabalho, um comprovante de residência e CPF. Mas existem também alguns outros documentos que podem ser solicitados pelo vendedor do imóvel ou pelo banco.

plano da casa própria

Procedimentos

Praticamente todos os procedimentos para o saque do fundo para a compra do imóvel é feita pelo banco, já que os compradores assinam um documento autorizando que aconteça esta transação. Em alguns casos o próprio trabalhador terá que sacar o dinheiro, mas nestes casos o banco vai orientar.

Vale lembrar que os trabalhadores não precisam sacar todo o saldo do FGTS, sendo que a pessoa pode optar para usar apenas uma parte do dinheiro, enquanto a outra parte vai continuar rendendo para os trabalhadores.



Comente!




*Campos obrigatórios