Corretoras de Valores

Entenda tudo sobre as corretoras de valores

Artigo publicado por Samira Souza nas categorias: Ações

Se você este pensando em começar a investir o seu dinheiro na bolsa de valores, é fundamental entender o papel e as características de todos os players envolvidos. Um dos mais importantes são as corretoras de valores. É a porta de entrada para este mercado para a grande maioria dos investidores.

corretagem

O que são corretoras de valores

As corretoras de valores são instituições financeiras autorizadas a operar no mercado de ações de um determinado país. As pessoas físicas que desejam começar a comprar as ações de qualquer empresa devem abrir uma conta em uma destas corretoras de valores, e a partir dela é que todas as operações acontecem.

Mas as corretoras de valores não estão no mercado apenas para intermediar as transações simplesmente.  Estas empresas também servem como verdadeiras guias para os investidores, principalmente aqueles que estão começando. Afinal de contas, é de grande interesse destas instituições que o seu cliente ganhe dinheiro com suas operações. Além de oferecer consultorias com profissionais qualificados no mercado, as corretoras também oferecem acesso a uma série de ferramentas que permitem o controle dos investimentos.

Outras funções

As corretoras de valores hoje em dia no Brasil estão bastante evoluídas, acompanhando o crescimento do mercado e da tecnologia como um todo e também adotando uma série de procedimentos que já são utilizados há mais tempo no mercado estrangeiro, especialmente nos maiores, como nos Estados Unidos.

Através das corretoras de valores os clientes podem ter acesso a uma grande gama de produtos e serviços, da mesma forma como acontece com um banco, por exemplo. O cliente pode optar apenas pela compra de uma determinada ação, ou ainda depositar o seu dinheiro em uma conta que posteriormente será administrada pela corretora com o objetivo de garantir uma maior rentabilidade.

As corretoras de seguro pode se encarregar da administração de carteiras de valores e da custódias de títulos e valores imobiliários, como ações, debêntures, fundos de ínide, etc. Além disso através destas corretoras são possíveis formar os chamados clubes de investimentos, que na verdade é uma associação de pessoas e de empresas que investem em determinadas opções que tragam benefícios para todos.

corretora de valores

Características das corretoras

Atualmente existem cerca de 80 corretoras que são membros da Bovespa, e portanto estão autorizada a negociar as ações das empresas no mercado brasileiro. Apesar de existir a possibilidade da atuação de corretoras estrangeiras no mercado nacional, a grande maioria das cadastradas no Brasil são empresas nacionais.

As corretoras de valores podem estar sediadas em qualquer região do Brasil, mas devem ter pelo menos 40% dos negócios gerados por clientes que atualmente são residentes no país. Para as corretoras conseguirem se associar a Bovespa existe uma operação chamada compra de Títulos patrimoniais. Dependendo da categoria da corretora, existe uma exigência da compra de um determinado número de títulos.



Comente!




*Campos obrigatórios