Dicas para Aproveitar as Liquidações

Como aproveitar as liquidações sem comprar por impulso

Artigo publicado por Samira Souza nas categorias: Seu Dinheiro

Algumas cidades do Brasil aproveitam o período e férias, quando muitas pessoas deixam as capitais rumo ao litoral, para fazer liquidações e ofertas com o principal objetivo de continuar movimentando o comércio mesmo quando as pessoas não estão por ali comprando e consumindo.

Mas seja nas liquidações de início ou de final do ano, é sempre muito importante que as pessoas tenham consciência do que estão comprando e fiquem sempre atentar para não cair em armadilhas. É muito comum que estes momentos de grandes liquidações acabem coincidindo também com um crescimento na quantidade de reclamações dos consumidores, bem como no crescimento do endividamento.

Confira algumas dicas importantes para que as pessoas consigam aproveitar melhor as liquidações.

liquidação

Planejando a sua compra

Se você é daquelas pessoas que desejam aproveitar as liquidações mas possui um orçamento limitado, é muito importante criar uma estratégia de compra antes de sair de casa. Pegue folhetos e anúncios com oferta e selecione aqueles itens que você realmente precisa e que estão valendo a pena ser comprados. Somente assim a pessoa não vai correr o risco de comprar mais do que poderá pagar.

Confira sempre o produto

Algumas promoções são muito concorridas, onde as pessoas possuem poucos minutos parra conseguir pegar o que quer comprar, mas na grande maioria dos casos os consumidores não precisam sair correndo e atropelando todo mundo para comprar o que está na promoção. Portanto, aproveite que você não está correndo e confira sempre o estado do produto que está sendo levado.

Comprando itens com defeitos

Existem muitas lojas que fazem promoções com peças de roupas ou outros itens com pequenos problemas e defeitos. Neste caso, é de fundamental importância que a loja coloque na nota fiscal que o produto está sendo vendido com defeito e também especificar qual defeito. Caso contrário, a pessoa pode comprar uma camisa com um fio solto, chegar em casa e descobrir que existe um buraco em baixo do braço e a loja se negar a trocar porque o consumidor comprou produtos na promoção.

Outra informação importante: nenhuma promoção desobriga o lojista e o fabricante a continuar seguindo o código brasileiro do consumidor em relação a qualidade dos produtos e também em relação as períodos de compra. O consumidor tem os mesmos setes dias para desistir da compra, e caso o produto apresente defeito dentro do período de garantia, o consumidor pode exigir que a loja ou o fabricante arrume ou entregue um produto novo.

gastos em compras

Compras pela internet

Quando o consumidor compra pela internet, ele deve conferir sempre o produto no momento da entrega. Muitas pessoas não fazem isso até mesmo por pressão da transportadora ou dos correios. Caso o produto esteja em desacordo com o que foi comprado, os consumidores podem devolver na hora para a transportadora.

Pagamentos

O pagamento feito com cartão de crédito sempre deve ser o mesmo valor do cobrado à vista e ou no cheque.



Comente!




*Campos obrigatórios