Entendendo o Mercado Financeiro

Como funciona o mercado financeiro? O que o mercado financeiro internacional afeta o Brasil?

Artigo publicado por Samira Souza nas categorias: Seu Dinheiro

Para começar a entender o mercado financeiro, e saber melhor como investir precisamos voltar um pouco na história.

A base do mercado financeiro é a Economia.

Para dizermos se está no momento certo de investir, ou não, deixar uma ação vinculada a Bolsa de Valores sem vender ou mesmo comprar temos que entender um pouco sobre economia.

Entendendo o Mercado Financeiro

O que é economia?

Economia é uma palavra que deriva de duas palavras gregas: oikos que significa casa e nomos, que significa norma ou lei.

A junção desta palavra ficaria oikonomia  o que significaria administração da casa, abrangendo administração de algo público.

Economia significa: Ciência que estuda a produção e o consumo de bens necessários ao bem-estar;  aproveitando de maneira consciente  os recursos materiais, controle ou moderação da despesas.

Podemos dizer que o pai da teoria econômica foi Adam Smith em 1776, com seu livro, As riquezas das Nações, estudado até os momentos atuais. A frase mais conhecida é:

“Ao buscar a satisfação do seu interesse particular , o individuo atende frequentemente ao interesse da sociedade de modo muito mais eficaz que se pretendesse realmente defende-lo.”

Agora chegamos ao mercado financeiro

O Brasil é um país capitalista, logo visa o lucro em todos os setores.

Quando a presidenta Dilma Roussef, toma uma decisão para equilibrar a Economia, isso pode afetar o investidor.

A redução dos impostos na Cesta Básica, implica a diminuição no custo dos produtos envolvidos, afetando em primeiro momento o produtor pois terá que pagar menos impostos para produzir, o empresário que compra os produtos para revender e o consumidor final que irá encontrar os produtos com um preço mais acessível.

Mercado Financeiro

O porquê dessa medida econômica?
Para que circule o capital financeiro.

O Brasil é considerado um país com uma Economia Crescente no mercado financeiro.

Como nossa vivemos num mundo globalizado o que acontece em outros países pode impactar diretamente o mercado financeiro, o que chamamos de crise no mercado financeiro internacional.

O funcionamento do mercado financeiro

Por exemplo: a  Bolsa de Valores negocia a venda de ações internacionais conhecido como IPOs, em 2012 o IPO mais comentando foi do Facebook, houve um lançamento de ações no Brasil com um determinado valor em dólar, mas com a crise financeira dos Estados Unidos da América houve uma baixa no mercado.

O que aconteceu com os investidores? Os que compraram no lançamento tiveram perda financeira, mas o que esperaram para investir depois da crise financeira precisou de um menor valor de capital, ou seja,  o investidor que arriscou comprando no lançamento terá que aguardar o momento oportuno para conseguir vender sem tanto prejuízo.

Todo o investidor tem que antes de comprar, vender, investir em ações, é necessário  ter um conhecimento mínimo sobre economia, a analise do mercado nacional com a interferência do mercado internacional, para evitar prejuízos financeiros, consultar mais de uma instituição financeira antes de decidir na qual irá aplicar seu dinheiro, ver notícias relevantes sobre economia nacional e internacional.

Alguns artigos sobre Investimentos Financeiros:



Comente!




*Campos obrigatórios