Erros mais Comuns na Hora de Fazer o Currículo

Saiba o que não fazer no seu curriculum

Artigo publicado por Samira Souza nas categorias: Seu Dinheiro

O currículo na maioria das vezes, apesar de não parecer é um fator considerado determinante para selecionar candidatos a vagas de emprego, e tudo isto você deverá estar cansado de saber. E vem disto uma importância de cuidar das qualidades de conteúdo. Para que possa ampliar toda a chance de ser chamado para um tipo de entrevista, a seguir daremos algumas dicas especiais para os principais erros que surgem ao elaborar este grande cartão de visitas.

Curriculum

Colocar objetivo profissional, sem um foco definido

Isto é um grande erro, caso você tenha experiências em áreas diferenciadas é fundamental se procurar enxugar o currículo e ainda focar apenas nas vagas que estiver interessado. Caso teve empregos irrelevantes no começo de sua carreira profissional não é preciso mencionar isto no seu currículo. O currículo sempre deverá ter um foco para a vaga onde o profissional deverá estar interessado, sendo assim totalmente condizente com a formação que você tiver acadêmica ou também a sua experiência profissional determinada.

No topo do seu currículo também deverá ter a informação de forma muito objetiva da área que o candidato tem interesse em atuar. A pessoa precisa acima de tudo colocar e ser clara com seus objetivos.

Mentir ou exagerar sobre um idioma é algo fatal

Muitas vezes mentir ou ainda exagerar sobre conhecimentos de uma língua estrangeira é uma prática considerada bastante comum, e ao mesmo tempo ela é bem fácil de ser detectada. Por este motivo com uma simples conversa com os recrutadores, no telefone é possível se ver a experiência do idioma e ainda deixar o candidato em uma situação delicada.

Muitas pessoas erram por não realizar uma avaliação que seja criteriosa, e por isso na dúvida não existe nada melhor do que ser sincero. É fundamental se mostrar que você não tem um conhecimento determinado, mas tem uma boa vontade de aprender, ao invés de falar sobre informações que não sejam correspondentes a sua realidade na profissão.

Evite currículos gigantescos

Os currículos mais enxugados são os prediletos das empresas. E por este motivo para profissionais que estiverem em início de carreira é interessante se ter uma página e para profissionais mais experientes duas é o suficiente.

empregador

Todo o conteúdo de currículo irá ser avaliado por lógica e síntese na sua produção. Vale citar que os currículos com mais de duas páginas são considerados extensos, tornando a leitura cansativa e desinteressante. O ideal para isto é que o documento possa ser muito objetivo, destacando de forma resumida qualificações principais e experiências, além de projetos e conquistas profissionais determinantes.

O currículo deve ser entendido pelo candidato como uma boa oportunidade para mostrar a sua apresentação profissional. Todos os detalhes deverão ser avaliados acima de tudo em uma entrevista frente a frente.

Não cite também a pretensão salarial quando não for requisitado

Este ponto poderá fazer você perder oportunidades de trabalho, e ainda negociar faixas salariais e acima de tudo benefícios melhores. Vale citar isto no ato da entrevista se for questionado quanto a isto.



Comente!




*Campos obrigatórios