Império Imobiliário: Como Começar um com Pouco Dinheiro

Saiba tudo sobre como construir sua fortuna em cima de imóveis

Artigo publicado por Samira Souza nas categorias: Seu Dinheiro

O mercado imobiliário sempre figura entre as primeira posições de qualquer pessoa que deseja investir o seu dinheiro. No Brasil, até há alguns anos, investir em imóveis era o verdadeiro pulo do gato, já que o governo passou a incentivar o setor com diversos pacotes de leis que beneficiaram o mercado. Nos anos seguintes, o segmento acabou diminuindo um pouco o ritmo e muitas pessoas chegaram até em falar da temível “bolha imobiliária”.

Mas a grande maioria dos especialistas ainda defendem que o mercado imobiliário é uma excelente opção de qualquer pessoa que deseja começar os seus investimentos. E o mais interessante: não é necessário ser tão rico quanto se pensa para que a pessoa consiga formar um império imobiliário.

chave de imóvel

Entenda algumas das características deste mercado e prepare-se para começar a entrar no maravilhoso mundo do mercado imobiliário:

Altos e baixos

A primeira coisa que deve ser assimilada antes da entrada de qualquer pessoa neste tipo de investimento é que comprar um imóvel é um investimento como qualquer outro, com ciclos de altas e também ciclos de baixa. Ou seja, não é verdade que comprar um imóvel seja 100% seguro, já que um investimento que ofereça toda esta segurança simplesmente não existe.

Mas isso não é um motivo para as pessoas simplesmente desistirem de fazer um investimento em imóveis. Apenas um alerta para que elas consigam entender melhor o processo e estarem preparado para o que pode acontecer.

Sem previsões

Um outro mito que também deve ser desfeito no início é o de que os corretores conseguem antever quando o mercado imobiliário entrará em recessão. É muito complicado obter este tipo de informação com precisão pois o mercado imobiliário acaba dependendo de uma série de fatores.

Nem sempre grandes crises econômicas externas significam que o mercado de imóveis vai entrar em recesso, e tivemos um exemplo bem claro disso justamente no Brasil na década passada, quando o país acabou vivendo o seu grande “Boom” justamente durante uma das maiores crises econômicas mundiais das últimas décadas.

Aluguel é melhor que poupança

Agora as boas informações relacionadas ao mercado imobiliário. A primeira delas é que alugar um imóvel pode ser um rendimento melhor do que os rendimentos da poupança. Isso acontece porque o retorno do aluguem é real, já que ele sempre será reajustado de acordo com a inflação, ou seja, o dinheiro não perde poder de compra. Já a poupança acaba sendo um investimento nominal, sempre rendendo o mesmo e com o tempo a inflação vai acabando com o lucro.

império imobiliário

Sem bolha

Outro motivo interessante para investir no mercado imobiliário é que não existem estudos que realmente comprovem que possa existir a tal “bolha” do mercado imobiliário que muitas pessoas estão prevendo. Muito pelo contrário, o mercado continua aberto no Brasil.

Não precisa ser rico

Para começar a investir no mercado imobiliário, tudo que a pessoa precisa fazer é comprar o seu primeiro imóvel, de preferência à vista, buscando sempre as melhores oportunidades do mercado. Não é preciso tanto dinheiro assim. Além disso, existem também os fundos imobiliários que permitem que as pessoas invistam no mercado pagando menos do que a compra de um imóvel propriamente dito.



Comente!




*Campos obrigatórios