Levar Dinheiro ou Comprar Dinheiro Fora?

Saiba o que vale mais a pena, levar dinheiro para uma viagem internacional ou comprar no destino escolhido.

Artigo publicado por Samira Souza nas categorias: Seu Dinheiro

Fazer uma boa viagem, principalmente para o exterior é tudo de bom e contar com a moeda estrangeira na sua bagagem ou ainda trocar o dinheiro no país do destino são alternativas mais baratas para os viajantes mesmo que de primeira viagem, por isso confira a seguir algumas alternativas sobre o assunto e qual a melhor escolha ao se fazer quando o assunto é o câmbio.

comprar dólar

As mudanças de taxas de câmbio

Recentemente o governo elevou a alíquota de IOF, este que é o imposto sobre Operações Financeiras de 0,38% para 6,38% nas operações com cartões de débito pré pagos, ou ainda cheques de viagem e saque de moedas estrangeiras no mercado externo fora do país.

Para quem viajou no final da primeira semana de janeiro e ainda não teve oportunidade de comprar a moeda do país de destino a alternativa mais interessante é procurar levar dinheiro em papel para realizar compras.

O dinheiro de papel é uma opção mais interessante e barata para todos os viajantes que tiverem pouco tempo para comprar uma moeda financeira. Confira a seguir alternativas para comprar moeda estrangeira independente do país que você for.

Na hora de realizar o câmbio como funciona o processo

Ao se realizar uma cotação de moeda estrangeira em espécie nas casas de câmbio o usuário pagará além de manutenções a IOF em 0,38% para este tipo de operação financeira. Desta forma é possível que o viajante possa negociar e conseguir taxas ainda menores comparadas com os cartões de crédito se for este o caso.

Caso o valor ultrapasse um valor de mais de R$ 10 mil é necessário realizar um preenchimento de uma declaração de bens que está disposta através do site da Receita Federal antes de realizar o câmbio ou mesmo antes de viajar com o dinheiro.

A segurança de andar com dinheiro vivo são menores já que o viajante irá precisar andar com quantias altas nos bolsos, e se for vítima de um assalto irá perder dinheiro. Para este tipo de situação os cartões de crédito e pré pagos são uma alternativa interessante e permitem que seja realizado um bloqueio e pode ser feita também a solicitação de uma segunda via.

comprar euro

Trocar dinheiro já no exterior elimina IOF

Para muitos especialistas esta é a melhor alternativa, existe uma possibilidade de levar dinheiro nacional para o exterior e o trocar por moedas locais em casas de câmbio. Assim o usuário fica livre deste tipo de cobrança que é um imposto brasileiro. Na maioria dos países ele não existe, em contrapartida o turista acaba ficando sujeito a regras de câmbio e suas taxas locais que normalmente não são muito altas.

Esta é uma operação que exige muito cuidado do usuário já que as casas de câmbio poderão não aceitar o real. É possível também não se ter disponível o valor que você quer na moeda local. Muitos turistas chegam em casas de câmbio com R$ 5 mil e a casa não ter o valor em moeda corrente para realizar esta troca.

Para diminuir os riscos e evitar possíveis problemas as pesquisas na internet de casas de câmbio sempre são a alternativa mais prática.



Comente!




*Campos obrigatórios