Lista de Fundos

As listas de fundos são hoje muito importantes para os diversos tipos de investidores.

Artigo publicado por Samira Souza nas categorias: Fundos de Investimento

Há no mercado financeiro uma grande variedade de fundos de investimentos para investir, sendo que cada um deles possui características próprias e são mais ou menos indicados para cada investidor. A grande quantidade de opções em fundos de investimento permite que qualquer perfil de investidor possa participar e buscar a rentabilidade esperada com a liquidez diária. Eles são excelentes para criar uma diversidade nas suas aplicações, tanto em rentabilidade com em risco. Só no Brasil há milhares de fundos de investimentos disponíveis, e só uma busca detalhada e minuciosa pode revelar o mais indicado para você.

Por esse motivo as diversas instituições financeiras que oferecem aos seus clientes os findos de investimentos de diversos tipos possuem listas com todos os fundos disponíveis e suas principais características, para que o investimento ideal para cada investidor esteja sempre disponível e possa ser acessado assim que aquele investidor desejar. Em épocas anteriores essas listas de investimentos era distribuídas em pequenas cartilhas ou pastas, para que os investidores pudessem analisar com calma suas próximas aplicações. Mas na era digital que vivemos essas listas estão disponíveis na internet, nos sites das instituições financeiras e com todas as informações e comparações que o investidor venha a precisar.

O que são os fundos

Fundos são aplicações financeiras que dispõe dos recursos financeiros de diversos investidores, que tem como objetivo obter lucro dessas aplicações na aquisição de títulos e valores imobiliários, cotas ou bens imobiliários propriamente ditos. O investidor analisa a rentabilidade, liquidez, risco e outros fatores daquele investimento, então converte o seu dinheiro nas chamadas cotas. A cota representa uma fração de um patrimônio do fundo, sendo que esse patrimônio é no total as cotas somadas todos os investidores.

investir

Vantagem

A principal vantagem dos fundos de investimento e seu principal atrativo é que eles possibilitam a concentração de diversos investidores com recursos próprios, que aumentam o poder de negociação do grupo e diluem os gastos do investimento.

Checando as listas

A maioria das listas de investimentos disponíveis na internet já possuem diversas possibilidades de classificação e buscas, muitas delas envolvem filtros que podem ser executados para a melhor escolha por parte dos investidores. As listas geralmente são relacionadas à cada instituição financeira, com as particularidades de investimento de cada uma delas no cenário daquela instituição discriminadas. Variáveis como aplicação mínima, rendimento mínimo, rendimento em determinados períodos (como referência), valor mínimo de resgate e as respectivas variações são exemplos de campos que aparecem nas principais tabelas das listas de investimentos.

lista de fundos

Um investidor experiente sabe verificar cada fator e analisar quais as variáveis mais importantes para a escolha do melhor investimento, sendo que essas tabelas e listas especais são importantíssimas para a decisão da próxima aplicação, principalmente quando o objetivo for diversificar os investimentos. Essas tabelas possuem um excelente poder de comparação, sendo que é possível criar listas classificatórias em diversos fatores, revelando os investimentos mais interessantes para aquele momento ou objetivo específico.

Essas listas digitais são uma grande evolução na história dos investimentos financeiros, e possibilitaram muitos investidores de primeira viagem a entender e acertar seus investimentos logo nas primeiras oportunidades.



Comente!




*Campos obrigatórios