Passo-a-passo para Comprar a Casa Própria

Saiba como comprar a casa própria

Artigo publicado por Samira Souza nas categorias: Seu Dinheiro

Hoje em dia comprar uma casa própria não está tão difícil quanto há alguns anos atrás. Como a economia aquecida, houve um aumento considerável das linhas de financiamento que foram liberadas pelos bancos para as compras de imóveis. Além disso, algumas políticas públicas e incentivos do governo federam também impulsionaram a compra da casa própria.

O processo de compra também está bastante facilitado. Os clientes que tiverem qualquer dúvida na hora de financiar o seu imóvel podem se dirigir diretamente ao gerente da sua conta ou ao banco onde a pessoa está pretendendo pedir o seu financiamento para conseguir obter todas as informações relacionadas a este tipo de compra.

Mas o que muitas pessoas acabam esquecendo é que o processo de compra de uma casa própria não está relacionado apenas ao pagamento em sí. Existe a avaliação do imóvel, que é um passo muito importante, mas que com o calor da hora muitas pessoas acabam simplesmente deixando escapar.

comprar a casa própria

Lembre-se que comprar uma casa não é a mesma coisa que comprar um eletrodoméstico, por exemplo. Este será um investimento alto, e vai exigir que a pessoa tenha um bom planejamento e a grande maioria dos consumidores ainda comprometem alguns bons anos de salários para conseguir fazer o pagamento da sua casa.

Por isso, confira algumas dicas básicas para avaliação do imóvel e do local onde a pessoa vai morar antes de assinar o contrato.

Vizinhança

Antes mesmo de chegar na casa ou no apartamento os consumidores devem começar a fazer sua avaliação. É fundamental que todo o caminho percorrido seja observado, especialmente no entorno do imóvel para verificar se é uma vizinhança tranquila, se existe transporte público, escolas no caso da família ter filhos, hospitais, mercados, etc. Elenque suas principais prioridades e avalie que a rua e o bairro atendem suas expectativas.

Condomínio

Caso o imóvel que será comprado seja um apartamento, é importante fazer uma boa análise do condomínio, perguntando o valor, os serviços inclusos, etc. Também confira se a fachada do prédio não está muito danificado. Caso esteja, pode ser sinal de que haverá chamada extra muito em breve.

o sonho da casa própria

Estrutura interna

Outro fator muito importante que deve ser avaliado antes da compra do imóvel é as condições estruturais da casa. Dois elementos que costumam dar dor de cabeça para os compradores são questões relacionadas ao encanamento e também a pintura. Faça uma varredura completa em relação a vazamentos, e confira se a pintura nova não está ocultando algum problema grave da casa.

Instalações elétricas também devem ser avaliadas. Para fazer isso, ligue todas as luzes do imóvel e um chuveiro elétrico para verificar se existe alguma queda de luz.

Pisos e talhados também devem ser verificados. No primeiro, é importante verificar se não existem ondulações que podem indicar vazamentos, e nas casas mais antigas os telhados de madeira, bem como outros elementos deste material, devem ser avaliados para saber se existe cupim ou não.

Documentação

Não esqueça de conferir se toda a documentação do imóvel está em ordem antes de assinar o contrato.



Comente!




*Campos obrigatórios