Por que Fugir do Gerente do Banco na Hora de Investir

conheça os motivos por que você deve evitar receber conselhos de investimentos do gerente

Artigo publicado por Samira Souza nas categorias: Seu Dinheiro

A grande maioria das pessoas que estão prestes a começar uma operação de investimento busca orientações. Hoje em dia, a internet está disponível como uma excelente e vasta fonte de pesquisa, mas nada substitui a conversa com pessoas que entendem do assunto, ou pelo menos deveriam entender. Uma das primeiras opções que acabam surgindo na cabeça da maioria das pessoas é justamente a “procure pelo gerente do seu banco”.

Afinal, quem não seria mais apropriado para passar todas as orientações sobre como conseguir um bom retorno de investimentos do que aquela pessoa que já administra as contas dos clientes?

Mas existem especialistas que defendem exatamente o contrário. Na hora de começar a criar a sua estratégia de investimento, a primeira pessoa que o investidor teria que fugir seria justamente o gerente do seu banco. Sempre entendendo que o papel do gerente será o de oferecer os produtos do próprio banco para quem deseja investir.

gerente de banco

Entenda quais são os principais motivos:

Falta de produtos

O primeiro motivo que deve ser levado em consideração antes da pessoa sair correndo para buscar orientações com o seu gente de banco para fazer o seu investimento é o fato de que a grande maioria dos bancos não possuem produtos financeiros que realmente sejam eficientes para aqueles que estão procurando opções de investimento a longo prazo.

De acordo com a opinião de algumas educadoras financeiras, um dos maiores investimentos que devem ser feitos durante a vida das pessoas é a preparação para a sua aposentadoria. E a grande maioria dos bancos simplesmente não possuem produtos indicados para este tipo de investimento e que realmente consiga oferecer uma boa taxa de retorno.

Taxas de administração

O segundo motivo para que as pessoas não procurem o gerente do seu banco na hora de definir uma política de investimento são as taxas administrativas que são cobradas pelas instituições financeiras deste porte. Mesmo quando as pessoas são clientes antigas e possuem um bom relacionamento com o banco, na grande maioria dos casos as taxas serão muito altas, o que pode até mesmo comprometer o retorno esperado daquele investimento.

Por exemplo, para as pessoas que estão pensando em começar a investir em um plano de previdência privada, as taxas de manutenção que são cobradas pelas empresas seguradoras que oferecem este tipo de produto na grande maioria dos casos acabam sendo menores do que as taxas administrativas que são cobradas pelos bancos.

assessoria financeira

Falta de sintonia

O terceiro motivo para fugir dos gerentes de banco é a falta de sintonia entre os desejos dos investidores e o que o gerente acaba oferecendo. Isso acontece basicamente porque por trás de todo bom profissional que ocupa a posição de gerência também existem as pressões exercidas pela sua companhia, como metas de vendas para determinados produtos, por exemplo.

Nesta situações, o que acaba acontecendo é que os gerentes acabam direcionando os clientes a comprarem o produto que os próprios gerentes querem, e os clientes acabam comprando pois foram atrás dos profissionais justamente para obter algumas orientações.



Comente!




*Campos obrigatórios