Principais Cuidados ao Comprar Bitcoin

Confira os principais cuidados de segurança necessários na compra e venda de Bitcoin

Artigo publicado por Samira Souza nas categorias: Bitcoin

O fato de haver muita segurança nas transações com bitcoin na rede não significa que o usuário também não tenha que ter certos cuidados ao comprar bitcoin, evitando futuras dores de cabeça.

Afinal, uma criptomoeda é um investimento, e como tal, precisa ser bem pensado, bem planejado e bem administrado.
Para começar, vamos enumera aqui quais as formas de investimento disponíveis atualmente para bitcoin. Confira!

cuidados bitcoin segurançaa

Compra e venda de bitcoin (trading)

O trading de um bitcoin segue a mesma lógica de um mercado financeiro qualquer. Ou seja: Compra-se a moeda quando ela está em baixa, e vende-se quando está em alta.

E, para realizar essa transação, os procedimentos são muito simples, bastando ir a uma casa de câmbio especializada em trading de criptomoedas, que cobrará uma pequena taxa pelo serviço, mas, cujo cadastro, na maioria delas, é gratuito.

Mineração de bitcoin

Além das casas de cambio, você também pode obter bitcoins fazendo o que chamamos de mineração de criptomoedas.
Nesse caso, é interessante que avalie se a obtenção de bitcoins por este método é realmente vantajosa para você, visto que existe a questão dos custos, pois, tanto o nível de hardware, quanto o gasto de energia são elevados, o que pode não compensar no final das contas.

No entanto, é bom ficar atento, pois, muitas empresas estão oferecendo serviço de mineração de bitcoin na nuvem da rede, a preços reduzidos, e até mesmo com a questão do usuário fazer parte da “participação dos lucros” da empresa.

Até aí, tudo bem. O problema é que muitos programas de Marketing Multi-Nível estão usando esse tipo de serviço para, na prática, criarem uma “pirâmide financeira”, o que pode ser muito ruim para o pequeno investidor, visto que ele só ganhará por pessoas que “recrutar”, pouco importando a valorização da criptomoeda em si.

Além dos processos em si, existem mais alguma dicas básicas para comprar bitcoin de maneira correta e cautelosa. Vamos a elas!

Cuidados ao comprar bitcoin que você deve saber

Verifique a segurança da plataforma de trading

Na hora de comprar bitcoins, um dos cuidados que deve tomar é sempre verificar se a plataforma que escolheu para fazer esse tipo de transação, oferece os recursos de segurança necessários para proporcionar mais tranquilidade ao usuário no momento da compra.

Avalie a cotação da moeda digital

Um dos cuidados ao comprar bitcoin que você deve ter, é sempre avaliar a cotação dessa moeda nas diferentes plataformas de trading, até mesmo para garantir suas moedas digitais a um preço bem atrativo.

Certifique-se de que a plataforma de trading é confiável

Como este é um mercado que está em expansão, o ideal é que faça uma pesquisa com antecedência para garantir que a compra dos seus bitcoins esteja sendo realizada em uma plataforma de trading confiável.

Isso porque, como as criptomoedas não são reguladas por uma instituição financeira, os riscos de você ficar sem os seus bitcoins, caso a transação seja feita em um local não confiável, são grandes. Ou seja, o ideal é, antes de investir em bitcoin, pesquisar bastante como, quanto e onde investir. Assim, não haverá surpresas desagradáveis!



Comente!




*Campos obrigatórios