RDB

O RDB é um investimento de renda fixa e baixo risco, indicado para investidores cautelosos e com alguma experiência.

Artigo publicado por Samira Souza nas categorias: Fundos de Investimento

A sigla RDB significa recibo de depósito bancário, e nada mais é do que um investimento de renda fixa, no qual os investidores emprestam seu dinheiro aos bancos para que esses possam utilizá-lo em diversas transações, recebendo o valor aplicado corrigido no final do contrato da aplicação. O RDB é, juntamente com o CDB, um dos investimentos mais escolhidos por seu baixo custo, e que podem ter variação e rentabilidade de acordo com diversos índices do mercado.

Ele é apenas um simples recibo do que foi pelo investidor aplicado, e de acordo com o valor da remuneração acordada entre o investidor e o banco, o prazo de vencimento pode variar. Para iniciar um investimento em RDB basta ter uma conta no banco, e verificar com o gerente as condições e pré-requisitos para o início do contrato.

Investir dinheiro

Diferença do CDB

A principal diferença que caracteriza o CDB e o RDB é que a primeira opção é negociável por meio de transferência, já que se trata de um título. Já o RDB é basicamente inegociável e intransferível.

 O interesse dos bancos

Por meio de investimentos como o RBD os bancos conseguem o montante necessário para o oferecimento de diversos produtos e cobrir investimentos realizados como o cheque especial, por exemplo, que renderão lucros expressivos através de juros altíssimos. Esse recurso é também uma forma que as instituições financeiras têm de garantir a liquidez mínima necessária e tempos de escassez de crédito.

Rentabilidade

Uma das principais características do RDB é a possibilidade de valorização do investimento de forma pré ou pós-fixada, o que é determinado no momento da contratação pelo investidor junto à instituição que o oferece.

Prazo

O prazo para as aplicações em RDB podem ser curtos, médios ou longos, o que confere certa flexibilidade para esse tipo de operação. Mas sempre que o cliente investidor quiser resgatar o valor antes da data de vencimento do contrato, a instituição deve ser consultada para fixação de taxas para esse resgate. Para títulos resgatados antes de 30 dias há uma tabela de IOF pré-estabelecida escalonada.

IR

Ao contrário da poupança, há a incidência do imposto de renda (IR) sobre o RBD, o que muitas vezes acaba afastando alguns investidores. Esse imposto é cobrado diretamente pela instituição que oferece o investimento, e segue uma tabela fixa estabelecida pelo tempo do contrato.

Valor mínimo

O RDB possui, da mesma forma que o CDB, um valor mínimo para a aplicação, que alterará a taxa de remuneração, que deve ser negociada com a instituição financeira. Esse valor mínimo é de R$ 1000,00.

onde investir dinheiro

Riscos

O RBD é considerado um investimento de baixo risco, e até por isso possui uma rentabilidade média baixa no mercado. O risco varia com a condição de pré ou pós fixação do investimento, e com as condições gerais das taxas de mercado que incidem sobre esse investimento. Pré-fixar uma taxa para o investimento pode não ser benéfico para o investidor em tempos de alta dos juros, ao mesmo tempo em que a pós-fixação traz o risco dos juros baixarem ou estagnarem de acordo com a economia, e gerarem prejuízos ao investidor no tempo de contrato.



1 comentário

  1. Maurilio Fernandes

    Bom dia Samira, voce tem alguma materia em relaçao ao fundo imobiliario, gostaria muito saber mais a respeito sobre este investimento.Obrigado!

Comente!




*Campos obrigatórios