Vale a Pena Investir em Moedas Virtuais?

As criptomoedas (moedas digitais) estão na moda, mas será que é recomendado fazer investimentos nelas?

Artigo publicado por Samira Souza nas categorias: Bitcoin

E aí? Vale ou não investir em moedas virtuais? Essa é a questão que todas as pessoas interessadas em investimento estão fazendo. Aliás, a resposta para essa pergunta pode render milhares ou até mesmo milhões de reais para as pessoas que tiverem o mindset correto (e um pouco de sorte) na hora de tomar sua decisão.

investimentos em moedas digitais

Para que você se livre desta questão de uma vez por todas, nós criamos este post para tentar responder essa grande dúvida. Pronto para ter a resposta? Continue lendo!

Os riscos que existem na hora de investir em moedas virtuais

Antes de avançarmos no assunto é preciso informar você, caro leitor, sobre os riscos que os investimentos em moedas virtuais (ou criptomoedas) podem trazer.

O primeiro de todos — e o mais óbvio — é a perda financeira. Assim como outras modalidades de investimento, como as ações, por exemplo, é possível perder rios de dinheiro da noite para o dia, principalmente em períodos de alta especulação.

O segundo grande risco é a possibilidade (mesmo que pequena) de você ter seus tokens roubados ou hackeados por um usuário mal intencionado. Normalmente isso acontece por meio de algum Malware instalado no seu computador. Entretanto, com todos os cuidados esse risco pode ser reduzido para quase zero.

Como terceiro e último risco, nós podemos citar o roubo das carteiras virtuais. Alguns usuários mais cuidadosos fazem backups dos seus dados e se protegem de quaisquer arquivos maliciosos e suspeitos que podem ser instalados no seu computador, mas é preciso ressaltar que são poucos os usuários que tomam tantos cuidados.

Como você pode observar, existem alguns riscos que podem fazer você repensar a sua entrada nesse mercado. Entretanto, o conhecimento pode fazer com que você reduza (e muito) as chances desses erros ou infortúnios.

E como tudo na vida apresenta algum grau de risco, é preciso calcular e se sentir seguro antes de tomar uma decisão que pode colocar sua vida financeira em maus lençóis.

Como regra geral: estude e aprenda bastante antes de se aventurar no mundo das moedas virtuais.

O lado positivo: ganhos astronômicos e a tão sonhada liberdade financeira

Agora que já passamos pela parte negativa, chegou a hora de falarmos sobre os pontos que fazem com que as pessoas decidam efetivamente entrar nos investimentos das criptomoedas.

O ponto principal é a possibilidade de ganhos astronômicos, que com certeza você já deve ter ouvido falar. Não é raro ler histórias na internet de pessoas que conseguiram atingir a liberdade financeira em pouco tempo através dos investimentos em moedas virtuais.

Muitas dessas pessoas pegaram o início das criptomoedas, investiram pouco dinheiro e conseguiram um retorno de dar inveja a até mesmo Warren Buffet, um dos maiores investidores do planeta.

No entanto, é preciso informar que esses casos são raros, e muitos deles já não fazem parte da realidade da maioria dos investidores. Todavia, é possível observar pessoas comuns tendo um rendimento muito acima da média se compararmos com outras vertentes de investimentos tradicionais.

Com o planejamento correto é possível encurtar em muitos anos o caminho para a tão sonhada liberdade financeira. O sonho de não se preocupar com dinheiro e de conseguir comprar tudo aquilo que desejamos — com sabedoria, é claro — ainda é um dos maiores propulsores das pessoas que desejam obter dividendos nesse mercado.

Para muitos interessados, os ganhos superam os riscos que o investimento em moedas virtuais podem proporcionar. E assim como toda outra modalidade de investimento, o sucesso depende de um conjunto de oportunidade e conhecimento, que somente aqueles realmente dispostos conseguem se deparar.

Seja qual for o seu caso, investir criptomoedas pode ser extremamente rentável se você souber o que está fazendo. A recomendação é de que você estude e conheça cada vez mais esse mercado que tende a crescer e valorizar nos próximos anos.

Veja algumas leituras recomendadas para quem deseja fazer investimentos em moedas digitais:

Esse foi o nosso post de hoje sobre a questão de investir em moedas virtuais! O que você acha desse investimento? Você aprova ou desaprova? Escreva nos comentários abaixo!



Comente!




*Campos obrigatórios