Café Futuro

O Café Futuro possui boa volatilidade e liquidez, sendo um terreno instável e produtivo para investidores experientes.

Artigo publicado por Samira Souza nas categorias: Mercado Futuro

A negociação de contratos de café negociados no mercado futuro pode ser uma excelente oportunidade para investidores de todos os níveis, mas é importante lembrar que uma boa experiência com relação ao controle de risco é recomendada. O café é um produto que possui características interessantes, um dos commodities com maior volatilidade e liquidez.

Isso significa que ele possui variações constantes de preços, que apesar de aumentar o risco aumentam também os rendimentos dos bons investidores. E a sua liquidez significa que é fácil negociar esses contratos, sendo que ele possui excelente aceitação no mercado e é muito utilizado por traders e especuladores, que sabem lidar muito bem com o mercado na busca dos seus objetivos.

investimento no café

Informações importantes

Cada saca de Café Futuro no mercado é calculada em 60 quilos do produto, e cada contrato estabelecido no mercado futuro equivale a 100 sacas de café. A cotação do café futuro é estabelecida em U$/saca de café, e os contratos possuem vencimentos sempre no sexto dia útil anterior ao último dia de cada mês de referência. Lembramos que o contrato do café futuro no seu vencimento prevê a entrega física do commodity na data especificada, além da liquidação financeira do valor negociado.

Esse fator singular obriga os especuladores ao encerramento de suas posições antes do primeiro dia do mês do vencimento do contrato, para que não corram o risco de envolvimento no envio ou recebimento efetivo do commodity, o que certamente não está entre seus objetivos na negociação do contrato.

Café Futuro é também chamado de Café Arábica Futuro, já que o produto de cada contrato é o café cru, em grão, de produção nacional, coffea arábica, tipo 4-25, bebida dura ou melhor. O preço do Café Arábica Futuro possui sua oscilação natural ligada à cotação do café arábica no mercado físico, além da aproximação da data do vencimento do contrato, que rege cada negociação realizada no mercado futuro.

Os vencimentos dos contratos desse café estão estipulados para os meses de março, maio, julho, setembro e dezembro, oferecendo ao investidor prazos e data mais flexíveis para o seu planejamento e tentativa de aproveitamento de toda a liquidez que o café possui nesse mercado.

café futuro

A finalidade dos contratos

Essa previsão de preços que é realizada para o Café Futuro nada mais é do que uma forma de garantir o preço justo e competitivo, mesmo que hajam variações do seu preço real. Isso oferece uma proteção efetiva a qualquer investidor que se aventure no mercado, garantindo que a negociação futura até a data determinada pelo contrato pelo preço pré-estabelecido.

Essa garantia é essencial para a existência de toda a negociação do café físico, sendo importante para que o produtor não perca dinheiro com eventuais baixas no preço do produto por condições alheias, e anda sim protegendo o comprador de eventuais altas nesse mesmo preço que possam ocorrer no meio tempo da entrega do produto.

Como negociar

Um investidor que pretenda seguir pelo caminho sinuoso do Café Arábica Futuro precisa depositar na conta margem da corretora autorizada pelo BM&F cerca de 4,88% do valor total dos contratos. Cada lote de negociação equivale normalmente a 1 contrato, sendo que há um reajuste diário das posições (estabelecidas em aberto) dos investidores para depósito ou retirada diretamente nas contas que as corretoras mantêm para cada investidor interessado.



1 comentário

  1. Rogers Rocha

    Bom dia Srs,

    Procuro por investidores decididos a executar o meu projeto de plantio de café fertirrigado por gotejamento, o tipo de café será o arábica, investimento altamente rentável.
    Para mais detalhes entrar em contato por e-mail ou cel 27-98801-0354 a partir do dia 20/08/2017

Comente!




*Campos obrigatórios