Câmbio no Mercado Futuro

Mesmo não recomendado para novos investidores, o câmbio futuro é uma boa opção em investimento.

Artigo publicado por Samira Souza nas categorias: Mercado Futuro

O objetivo do mercado de câmbio do mercado futuro a negociação de contratos futuros em moeda estrangeira. Ou seja, realizar a negociação desses contratos com vencimento em uma data futura, mas com um preço pré-estabelecido. Os investidores e as diversas instituições que trabalham no mercado de câmbio ou o utilizam como garantia de rentabilidade para capitais de empresas assumem posições compradas ou posições vendidas.

dólares

Como funciona

Se um investidor ou instituição qualquer assume uma posição comprada, então ele presume que a cotação para aquela moeda será mais alta em pouco tempo ou até o vencimento do contrato (sempre na cotação com relação à moeda brasileira). Se a posição desse investidor ou instituição estiver na direção contrária, ou seja, uma posição vendida, ele aposta que o valor da venda daquele contrato hoje é mais alto do que a venda do contrato no vencimento futuro, ou seja, haverá uma queda no preço e ele ganhará dinheiro com isso.

Essa variação de câmbio possui influência de muitos fatores e a negociação dos contratos futuros é estudada pelos investidores e especuladores. Esses especuladores são investidores que buscam a liquidez justamente negociando os contratos com essas empresas e instituições que, de certa forma, possuem as suas operações ligadas ao câmbio. Muitas dessas companhias possuem o seu capital e recursos atrelados ás variações do câmbio, e estão expostas aos riscos que volatilidade daquela moeda oferece.

Grandes investidores

Temos como exemplo uma empresa brasileira que depende de matéria-prima ou peças importadas para a sua produção, como a uma empresa da indústria automobilística. Se houver uma alta no preço da moeda do país de origem daqueles produtos necessários, haverá sérios prejuízos ao capital daquela empresa, que terá que aumentar os preços dos produtos no mercado e perderá muitos clientes.

Para tentar uma proteção ao seu capital, garantindo a rentabilidade e a manutenção dos custos frente às oscilações em determinado período, essa empresa realizará investimentos em contratos de câmbio no mercado futuro, conseguindo assim excelentes resultados se o investimento for bem realizado. Essas empresas contam com especialistas que analisam as condições dos países das moedas envolvidas na cotação de câmbio futuro, e realizam os investimentos necessários no momento certo.

balança comercial

A importância da experiência

O investimento no câmbio no mercado futuro não é recomendado para aqueles que são iniciantes nesse tipo de investimento. Ele requer certa experiência no mercado e em investimentos financeiros, já que é um dos commodities que sofrem variações do maior número de fontes. Políticas protecionistas, crescimento da economia, alta dos juros, diversos fatores influenciam na cotação do câmbio futuro, e esses fatores devem ser levados em consideração e enxergados em conjunto, para que o investidor não acabe com um grande prejuízo.

Para aqueles que desejam investir no mercado de câmbio futuro, o mais recomendado é que seja buscado o aconselhamento com um especialista, que possa orientar o investimento e ensine essa novo investidor quais os caminhos mais adequados e rentáveis. Dessa forma, já nas primeiras vezes é possível adquirir determinada experiência. Uma boa opção para novos investimentos é o chamado Home Broker, a plataforma digital disponibilizada pelas corretoras que atuam no BM&F, que possibilita o investimento através da internet.



Comente!




*Campos obrigatórios