Como Escolher uma Linha de Crédito

O que você precisa saber antes de contratar uma linha de crédito

Artigo publicado por Samira Souza nas categorias: Seu Dinheiro

Algumas linhas de capital de giro são de curto prazo e sempre utilizadas para financiar as operações, as linhas de investimento acabam sendo de longo prazo, por isso confira mais informações a seguir sobre as modalidades.

Contar com um bom acesso ao crédito é algo fundamental para qualquer tipo de empresa. Afinal de contas, para que um negócio possa ter um bom crescimento é importante ficar constantemente investindo na melhoria das suas operações existentes. Com isto, entre todas as empresas de melhor porte, procurar levantar um crédito bancário é a melhor alternativa para ter acesso a todos os recursos de terceiros. Normalmente, não há porte para emitir ações ou títulos de dívidas no mercado financeiro.

gerente de banco

É interessante citar que apesar de representar 20% de todo o PIB e 60% dos empregos do Brasil, as empresas que tem pequeno e médio porte recebem apenas 10% de todos os empréstimos que são produtivos de todo o país.

Toda a dificuldade de ter um bom aceso ao crédito é devido à falta de um planejamento dos próprios empresários que por não adotarem os controles financeiros de forma eficiente acabam não conseguindo comprovar a sua capacidade da empresa de quitar os seus empréstimos e acima de tudo acaba tendo o pedido negado.

Do que você precisa para isto?

É importante se definir que tipo de linha de crédito podemos escolher, de forma geral todas as linhas de crédito são agrupadas conforme a utilização de recursos que, por sua vez, poderão acabar refletindo em um prazo de financiamento. Confira a seguir alguns dos tipos de crédito que o empresário poderá ter.

O capital de giro

Este é indicado para o empresário que precisa de recursos para suprir algumas insuficiências de caixa da sua empresa, tem como objetivo atender a todas as necessidades operacionais da mesma. Os recursos de forma geral são utilizados para comprar matéria-prima, para pagamentos de fornecedores, para salários, entre outros.

Como podem atender a todas as necessidades que são imediatas do empresário, as linhas acabam oferecendo prazos mais curtos. Dentre as linhas de capital de giro podemos citar as de descontos de cheques ou títulos, linhas de conta garantida, hot Money, entre outras linhas.

linha de crédito

O investimento

As linhas de investimento por sua vez são indicadas para quem quiser recursos para montar ou ainda expandir os seus negócios, o que deverá incluir uma melhoria de instalações, bem como incorporações de novas tecnologias, além de compras de equipamentos, entre outros.

Como todo o prazo deste tipo de linha é bem mais longo, é importante se analisar todo  retorno que os investimentos deverão lhe fazer. Em outras palavras, temos um tipo de aumento no faturamento onde o investimento irá lhe trazer e como esse ganho poderá se comparar com os gastos que irá ter que incorrer por levantar um financiamento.

Nesta categoria temos várias linhas de repasses de recursos como por exemplo o BNDES e também o cartão BNDES sendo que este último tipo de recurso deverá ser empregado nas compras de produtos de empresas cadastradas.



Comente!




*Campos obrigatórios