Como Planejar Aposentadoria em 7 Passos

Faça o planejamento de sua aposentadoria

Artigo publicado por Samira Souza nas categorias: Seu Dinheiro

A aposentadoria é tida como um dos melhores e maiores investimentos realizados pela pessoa ao longo da sua vida. Afinal de contas, é um dinheiro que pode ser guardado durante a vida da pessoa e que vai garantir que ela tenha uma velhice um pouco mais tranquila, com uma aposentadoria interessante.

Apesar da aposentadoria paga pelo governo ser um dos caminhos mais trilhados pelos trabalhadores brasileiros, existem uma série de outras opções que acabam sendo ainda mais interessantes. Mas como todo investimento, a aposentadoria também necessita de uma estratégia para ser efetiva.

Confira 7 passos importantes para começar a planejar a sua aposentadoria.

dinheiro

Defina um objetivo

O primeiro passo é definir um objetivo claro de onde a pessoa pretende chegar com este investimento. Os trabalhadores precisam decidir quando querem se aposentar e também quanto pretende estar ganhando por mês.

Definindo as fontes de receita

O segundo passo é entender quais são os tipos de fontes de renda que a pessoa terá para compor a sua aposentadoria. A Previdência Social é uma, mas os trabalhadores podem contar com previdência privada, planos de aposentadoria corporativos, imóveis para locação, etc. Coloque tudo isso no papel e defina uma estratégia visando todas as possibilidades.

Calcule quanto será necessário juntar

Além de levar em consideração o estilo de vida que o aposentado vai querer ter, é importante fazer uma estimativa de quanto será necessário para viver, e a partir daí estimar quanto será preciso de dinheiro acumulado até chegar a data da aposentadoria. Seja conversador no momento do cálculo, já a tendência das pessoas que hoje estão na faixa dos 30 anos vivam até os seus 90 anos ou mais.

Calcule quanto poupar mensalmente

Depois de definir todos os objetivos, será necessário fazer um cálculo para saber quanto de dinheiro deverá ser guardado mensalmente. O ideal é utilizar algumas calculadores de previdência privada que estão disponíveis, mas para as pessoas que pretendem ser mais conservadoras em relação aos seus investimentos, o retorno esperado não deve ser superior aos 5% nos cálculos acima da inflação.

Comece a guardar dinheiro

Quanto antes a pessoa começar a guardar dinheiro para investir, melhor para ela. Portanto, não espere muito tempo para começar a separar o dinheiro que será utilizado neste investimento em aposentadoria. Mesmo que a pessoa ainda não tenha objetivos claros, é importante já se educar para fazer sobrar dinheiro e assim começar sua poupança de investimento cedo.

Colocando o plano em ação

Quando efetivamente a pessoa chegar em um valor que deverá ser guardado mensalmente para que ela consiga se aposentar e depois de passar pelo processo de reeducação financeira, o plano estará pronto. Faça todo seu planejamento de gastos mensais sempre levando em consideração o dinheiro que deve ser investido.

poupança

Corrija a sua estratégia

Não esqueça que o plano de ação não é algo que deve ser da mesma forma pra sempre. Caso a pessoa veja que não consegue guardar tanto dinheiro, diminuía as suas expectativas de patrimônio no futuro, e assim vá fazendo correções no rumo, mas sem nunca desistir.



Comente!




*Campos obrigatórios