Comprar Imóveis Usados ou na Planta?

O que vale mais a pena?

Artigo publicado por Samira Souza nas categorias: Seu Dinheiro

A compra do apartamento deverá ser decidida conforme as necessidades do comprador, e no caso de imóveis na planta, é importante que se tenha um cuidado redobrado.

casa própria

Prós e Contras

Certamente, existe um grande preconceito com relação aos imóveis já usados, principalmente se for apartamento. A maioria das famílias dão preferência para um imóvel novo, e que seja recém inaugurado, e paga muito mais por isso. A justificativa principal é que além do conforto de morar em uma casa nova, você tem um conforto no seu bolso.

Um imóvel novo, dificilmente deverá ter que passar por reformas, ou ainda reparos de encanamentos ou ainda de redes elétricas. Normalmente, eles devem contar com algum tipo de planta antiquada, que podem atender às necessidades de uma família dos anos 50. E em outras palavras, um imóvel novo servirá melhor para uma família contemporânea e por isso não geraria problemas e dores de cabeça.

O grande problema é que os imóveis novos são mais caros do que os imóveis antigos, e normalmente são bem menores. Por outro lado, eles contam com mais vagas de garagem, bem como cozinhas e banheiros mais modernos e mais funcionais. Se falarmos em um edifício, tudo isto deverá implicar em menos dinheiro gasto com a manutenção dos elevadores, bem como as infiltrações e ainda problemas existentes com toda a instalação elétrica. Com isto, entre todos os itens que mais acabam valorizando o imóvel, a idade e ainda a quantidade de vagas na garagem poderão estar em uma posição definitivamente privilegiada. Com isto, quanto mais novo for o seu edifício e ainda maior for o número das vagas, mais caro será o apartamento.

Os custos deverão sempre caber em seu bolso para o negócio ser bem sucedido

economias

A maioria das famílias enxergam com maus olhos as oportunidades imobiliárias ainda na planta, já que temem que a incorporadora acabe não entregando o imóvel conforme prometido, ou a obra tenha problemas em sua execução. Apesar disto, o cliente conta com algumas vantagens em adquirir um imóvel que seja na planta. Caso o preço do seu imóvel suba durante os anos de construção, o comprador deverá ter um ganho bastante representativo, até a entrega das chaves se costuma pagar mais ou menos 30% do valor do imóvel.

Procure porém prestar atenção à construtora ou ainda à incorporadora que será responsável por sua obra. Todas as reclamações por atrasos vem cada vez mais crescendo durante os últimos anos. E além de toda a tradição, o que é importante é checar toda a idoneidade da empresa em sites de reclamações dos consumidores.

Uma outra vantagem de se comprar um apartamento que seja na planta é justamente ter uma possibilidade de fazer a alteração posteriormente do projeto. Essa é uma alternativa que poderá ser bem interessante se você é daquelas pessoas que gostam de ter acabamentos bem bonitos e personalizados, mas sempre valerá a pena o esforço para deixar a sua casa como você realmente quer.



Comente!




*Campos obrigatórios