Diversificar Investimentos
Diversificar Investimentos permite uma maior estabilidade e menos riscos de perda financeira.
Artigo publicado por Samira Souza nas categorias: Fundos de Investimento, Seu Dinheiro
Diversificar investimentos, é a maneira na qual que o investidor equilibra os investimentos, tendo sempre um percentual mínimo de 25% em fundos de baixo risco de perda financeira independente das oscilações do mercado financeiro.
O mercado financeiro oscila vinte e quatro horas no sobe e desce das ações, da valorização das moedas estrangeiras, etc., tudo que ocorre interfere diretamente na economia, por isso é necessário ter estratégias e saber diversificar a carteira de investimentos.
Passo a passo para Diversificar Investimentos
Hoje no mercado financeiro existem diversas possibilidades de diversificação de investimento, isto depende do perfil do investidor, podendo ser arrojado, moderado, conservador e também do capital que deseja investir.
Investidor arrojado
É aquele que sabe lidar bem com os riscos, é ousado em seus investimentos, mas, apesar de ser arrojado procure pelo menos investir 25% em algo seguro, e em longo prazo.
Como diversificar investimentos
25 % em investimento que oferece maior segurança, sendo de baixo risco no mercado financeiro como: Poupança, Títulos Públicos (são títulos que pertencem a alguma das três esferas do governo como federal, estadual, municipal), CDIS, CDBS, Previdência Privada etc.
20% tem um risco moderado no mercado financeiro podendo ser em: fundos imobiliários, debêntures, etc.
55 % tem alta liquidez, é um investimento arriscado, pois oscila com o vaivém do mercado financeiro em altas e baixas, são negociados na Bolsa de Valores como iShare ETFs, IPO, tendo como característica buscar serem superiores ao índice IBOVESPA.
Total: 100% do capital investido com equilíbrio.
Investidor Moderado
É aquele que ponderação com relação aos riscos, não é um investidor agressivo no mercado financeiro como o investidor arrojado, mas também gosta de arriscar.
Como diversificar investimentos
30% em investimento que oferece maior segurança, sendo de baixo risco no mercado financeiro como: Poupança, Títulos Públicos (são títulos que pertencem a alguma das três esferas do governo como federal, estadual, municipal), CDIS, CDBS, Previdência Privada etc.
55% tem um risco moderado no mercado financeiro podendo ser em: fundos imobiliários, debentures, etc.
15 % tem alta liquidez, é um investimento arriscado, pois oscila com o vaivém do mercado financeiro em altas e baixas, são negociados na Bolsa de Valores como ETFs Ishare, IPO, tendo como característica buscar serem superiores ao índice IBOVESPA.
Total: 100% do capital investido com equilíbrio.
Investidor Conversador
Sua principal característica é de não querer correr riscos no mercado financeiro, procura investir com segurança e estabilidade tendo a certeza do retorno financeiro. Mas para diversificar investimentos é bom colocar um pouco de risco.
Como diversificar investimentos
60% em investimento que oferece maior segurança, sendo de baixo risco no mercado financeiro como: Poupança, Títulos Públicos (são títulos que pertencem a alguma das três esferas do governo como federal, estadual, municipal), CDIS, CDBS, Previdência Privada etc.
30% tem um risco moderado no mercado financeiro, podendo ser em: fundos imobiliários, debentures, etc.
10 % tem alta liquidez, é um investimento arriscado, pois oscila com o vaivém do mercado financeiro em altas e baixas, são negociados na Bolsa de Valores como ETFs Ishare, IPO, tendo como característica buscar serem superiores ao índice IBOVESPA.
Total: 100% do capital investido com equilíbrio.
Dicas!
Independente do seu perfil como investidor o importante é diversificar, ficou em duvida qual seu perfil? Faça o teste do Estadão – Descubra seu perfil como investidor
Veja em tempo real o Pregão online