Dólar Futuro

O Dólar futuro é um dos contratos mais negociados do BM&F, destacando-se pela alta liquidez.

Artigo publicado por Samira Souza nas categorias: Mercado Futuro

A compra ou venda do dólar (moeda norte-americana) no mercado futuro é realizada de acordo com um preço pré-determinado da moeda em uma data futura. A operação é baseada no câmbio da moeda, que é comparada de forma paralela e constante com a moeda brasileira, o Real. O câmbio representa nesse mercado a relação direta entre as duas moedas, que influencia o tempo a situação do dólar no mercado futuro.

Existem muitas variáveis para que seja modificada a cotação do dólar no país, como a disponibilidade de dólares, as tendências temporárias de negociação da moeda no mercado brasileiro, o fluxo da moeda gerado pelas importações e exportações de diversos bens e serviços, investimentos estrangeiros no país entre outras.A valorização e desvalorização do dólar em relação ao real possuem valores que mudam de forma constante e muitas vezes imprevisível, e que são essenciais para que os contratos sejam comprados e vendidos no mercado futuro.

Negociação e liquidação

A entrega da moeda na data de vencimento dos contratos negociados no mercado futuro não tem importância para os investidores. Ninguém espera (como em quase todas as negociações do mercado futuro) receber coisa alguma pelo valor pago no contrato, sendo esse valor simplesmente uma forma de fixação de uma cotação para assegurar uma transação segura.

As empresas e investidores reduzem o risco de futuras quedas significativas no valor da moeda pela fixação dessa taxa de comercialização, através de estratégias de hedge e estabelecendo negociações de contratos com datas de vencimento propícias. Quem compra e quem vende quer obter segurança na transação e mesmo assim obter a possibilidade de rentabilidade no vencimento do contrato, sendo que é essa segurança que determina a existência do dólar futuro.

moeda americana valores

Negociando o dólar futuro

A cotação do contrato futuro do dólar aparece no mercado futuro em U$ 1000,00 (mil dólares), sendo que cada contrato fechado nesse mercado equivale a U$ 50000,00 (cinquenta mil dólares). O dólar é um dos contratos futuros mais negociados por todo o mundo, sendo que suas principais características são a alta liquidez e baixa volatilidade. Com isso, os riscos aumentam para cada contrato negociado e para cada investidor, mas a facilidade de compra e venda desses contratos ainda é um dos principais atrativos do negócio.

Da mesma forma que os outros commodities negociados no mercado futuro, os negócios de contrato do dólar futuro são realizados diretamente da mesa de operações das corretoras autorizadas. A maioria das negociações é ainda realizada via telefone, mas as corretoras disponibilizam plataformas eletrônicas para que a negociação possa ser realizada à distância, modalidade conhecida como “Home Broker”. Em qualquer um dos casos, o investidor precisa ter depositado uma margem percentual do total dos contratos negociados na conta da corretora, para que possa ter acesso à negociação.

Por que investir?

A maioria dos investidores no dólar futuro são empresas que dependem do dólar para as suas operações financeiras, e que não podem ter perdas efetivas com a alta e queda da moeda no mercado brasileiro e internacional. Empresas que exportam produtos ou que possuem dependência de produtos importados para a sua produção, para as quais a variação do dólar tem importância primordial. Essas empresas se tornam investidoras do mercado futuro para garantir suas divisas e se prevenir de quaisquer variações que prejudiquem os negócios.

No meio do caminho, há especuladores que estudam o mercado internacional e que realizam transações de diversos contratos visando unicamente a liquidez de cada operação, de olho no vencimento de cada contrato e nas condições políticas e econômicas do país.



1 comentário

  1. EDUARDO HENRIQUE LOPES CAVALCANTI

    BOA NOITE,GOSTARIA DE SABER SE VOCÊ PRETENDE DISPONIBILIZAR AS CARACTERISTICAS DO CONTRATO DE OURO FUTURO.
    AGUARDO CONTATO.
    MUITO OBRIGADO.

Comente!




*Campos obrigatórios