Erros que Podem Comprometer a Aposentadoria

Saiba os erros que você não pode cometer na hora de planejar a aposentadoria

Artigo publicado por Samira Souza nas categorias: Seu Dinheiro

Uma falta de entendimento, de todas as variáveis que poderão influenciar em toda a duração do patrimônio poderá para sempre comprometer o seu planejamento específico. Podemos dizer que para a grande maioria das pessoas, a realização de um planejamento de aposentadoria termina quando eles acabam deixando de trabalhar. Já que, teoricamente, tendo uma reserva adequada acumulada não seria necessário se preocupar com o futuro, mas é claro que não é bem assim que isto funciona.

Todo o seu processo de tranquilidade deverá depender bastante de como você irá administrar todos os recursos depois da aposentadoria, o que deverá incluir não apenas a tomada de decisões onde investir, como uma definição também de quanto deverá ser sacado mensalmente.

casal aposentado

O que deverá definir a duração dos seus patrimônios

É bem comum ter casos de aposentados que na grande parte das vezes, quando estão animados e com uma maior disponibilidade de tempo, acabam ainda sacando uma boa parcela do seu patrimônio nos primeiros anos, comprometendo toda a estabilidade do mesmo. A duração do seu patrimônio de acordo com especialistas deverá levar em conta alguns fatores, confira os mesmos a seguir:

Sobre as taxas de resgate mensal

Toda a taxa de resgate deverá ser expressa em alguns termos de valores patrimoniais iniciais, aquele que você deverá ter acumulado ao se aposentar. E por mais que os juros existentes no Brasil sejam bem altos, isto não quer dizer que você precise sacar todos os rendimentos que poderá obter.

Em algumas hipóteses, a pessoa não deverá assumir um valor de forma residual de todo o patrimônio, apesar disto caso o retorno de toda a carteira possa ser maior de 5% acima de inflação. De forma bastante alternativa é possível se considerar todos os valores de forma excedente como uma reserva existente com todas os possíveis gastos de forma extraordinária, e contudo na área de saúde que são bastante comuns em um caso de pessoas idosas.

cálculos de aposentadoria

Analise também como o patrimônio deverá ser sempre investido

Ao se aposentar, a sua expectativa poderá ainda se superar mais de dez anos, o que é um longo prazo, o que não significa contudo que não seja preciso rever todas as suas estratégias de investimento e ainda reduzir uma parcela que é totalmente direcionada a ativos existentes de risco.

O prazo de duração do patrimônio também deverá ser analisado

Este é um prazo existente onde nada mais é do que a sua expectativa de vida. Se por acaso você for casado é interessante que se leve  em conta a expectativa de vida do cônjuje que é considerado como mais novo. Se você já tem 70 anos, mas se o seu cônjuge possui ainda 65 anos a expectativa é um pouco maior e é esta que deverá ser utilizada e não a sua.

Todo o ideal é que o patrimônio possa durar enquanto que os dois estiverem vivos ainda. Um grande erro de cinco anos é o que equivale a uma diferença de expectativa de vida entre os maridos e as esposas, tudo isto teria um impacto no planejamento significativo.



Comente!




*Campos obrigatórios