Letras Hipotecárias

As letras hipotecárias são uma excelente opção de investimento em épocas de juros baixos.

Artigo publicado por Samira Souza nas categorias: Fundos de Investimento

A letra hipotecária nada mais é do que um título de dívida, e ela são emitidas e oferecidas aos investidores por instituições financeiras que são autorizadas a conceder créditos imobiliários, e é um título garantido por créditos imobiliários de primeira hipoteca. Ele vai funcionar como um empréstimo que aquele investidor realiza a uma instituição financeira, que tem como objetivo a remuneração no final do período do acordo. São geralmente atrativas para aqueles investidores com um perfil menos agressivo e com recursos financeiros disponíveis para investimento.

investir em hipotecas

São usadas pelos bancos como forma de captação, para a formação de linha de crédito imobiliário, e podem ser emitidos com juros pós ou pré-fixados. Elas são sempre emitidas com os vencimento pré-estabelecidos, com um prazo mínimo de 180 dias (6 meses) e uma prazo máximo, em média, de 24 meses.

Emissão

A Caixa Econômica Federal é hoje a maior emissora desse tipo de investimento no país, mas outras instituições também trabalham bastante com letras hipotecárias. Temos com exemplos os Bancos Múltiplos com Carteira de Crédito Imobiliário, Associações de Poupança e Empréstimo, Sociedades de Crédito Imobiliário e Companhias Hipotecárias. Cada instituição terá suas próprias regras e peculiaridades no que trata da contratação das letras hipotecárias, mas no geral a situação do investimento em risco e liquidez continua praticamente a mesma.

Juros

As principais instituições geralmente oferecem as letras hipotecárias com base na TR + taxas de juros, e esses juros são determinados já na contratação do produto. Essa taxa de juros pode sofrer variações de acordo com a empresa que oferece o investimento, e pode também ser fixada com base nos índices de preços do IPCA e IGP-M, prática muito comum nos dias de hoje.

Riscos

Esse é um investimento de risco moderado, e que é muito buscado por diversos investidores, principalmente pelas baixas taxas de juros incidentes no cenário atual. Dessa forma, é necessário uma aplicação com um prazo maior de vencimento e com um risco maior, para que a liquidez desejada seja obtida.

Os riscos das letras hipotecárias podem vir ainda a se tornar baixos de ele for contratado em instituições com boa reputação e solidez no mercado. Esse investidor só perderá o recurso que foi aplicado no caso de falência da instituição que recebeu o seu aporte, e mesmo assim há a garantia remanescente do crédito imobiliário. Por isso, a escolha da instituição em que será realizado o investimento é de suma importância para minimizar os riscos e conseguir bons resultados, principalmente no caso de grandes investimentos e em épocas de turbulência no mercado.

letras hipotecárias

Dicas

Não é recomendado ao investidor aplicar valore de emergência em investimentos como as letras hipotecárias, já que haverá certamente uma perda considerável de rentabilidade, além do fato de ter que aguardar no mínimo seis meses para que valor seja mesmo resgatado. O contratante deve verificar muito bem os prazos e taxas incidentes no seu investimento, já que se esse tipo de aplicação não for realizada com muita consciência, esse investimento não irá gerar os lucros desejados. Analise com calma os prazos do investimento e as condições do contrato, linha por linha.

 

 



Comente!




*Campos obrigatórios