Mercado Primário x Secundário

saiba a diferença entre esses dois mercados

Artigo publicado por Samira Souza nas categorias: Ações

Em uma das operações, o mercado primário acaba agindo onde a empresa poderá receber recursos, o contrário do que acontece no mercado secundário. Se você tiver algumas dúvidas sobre o assunto, confira algumas informações existentes a seguir.

A grande maioria das pessoas ao dar os seus primeiros passos determinados no mercado de ações, tudo isto acaba se defrontando definitivamente com vários tipos de termos, o que poderão parecer bastante complicados para quem não estiver ainda familiarizado. Além disto, dois dos que mais são utilizados principalmente em uma função de números de novas ofertas de ações, através da Bovespa, são um tipo de mercado primário e também mercado secundário.

Toda a diferença considerada como básica entre os dois é algo considerado como bastante simples, um tipo de operação que é realizada no mercado primário deverá implicar em um lançamento das novas ações no mercado, com isto, a empresa poderá ter novos recursos, aumentando assim definitivamente todo o número de ações determinadas que possui através do novo mercado. Um tipo de operação específica de mercado considerado como secundário para que não possa envolver os lançamentos de novas ações, mas tudo isto simplesmente poderá vir com a venda de ações, que estão em todas as mãos de um acionista existente para um outro determinado ponto.

mercado primário

Os primários versus os secundários

Levando isto em conta, em todas as vezes que as empresas acabam emitindo novas ações na bolsa, ela deverá vir acessando o mercado primário. Todos os recursos são alternados pela venda destes papéis específicos aos investidores determinados, o que poderão ser utilizados de várias formas específicas, novos investimentos específicos, bem como aquisições, ou ainda pagamentos de dívidas existentes e também de outros. Quem acaba recebendo os recursos porém de forma específica é a empresa.

Uma operação que é realizada de forma no mercado secundário, não deverá trazer os novos recursos à sua empresa, com isto já que não deverá implicar em todo o lançamento de suas novas ações. Tudo o que poderá ocorrer é um tipo de transferência simplesmente pois os recursos do novo investidor deverão ser transferidos a um outro tipo de acionista de forma que toda a empresa poderá não receber os recursos específicos.

mercado secundário

Além de tudo isto, é por este motivo que a maior parte dos investidores poderão acreditar que uma oferta primária é bem mais favorável, já que poderá melhorar todas as suas perspectivas e automaticamente isso poderá afetar todo o preço das suas ações em específicos.

Todos os mercados se completam

O que deverá acontecer quando o investidor que comprou novas ações que são emitidas pela empresa acaba vendendo os papéis para outro tipo de investidor, com isso, neste caso, acabamos falando de uma operação existente de mercado de ordem secundária já que na maioria os recursos acabam não indo para a empresa. Desta forma a exceção de transações realizadas todas as operações são relacionadas a um mercado secundário.

Quando se falar de um mercado secundário, toda a referência não é apenas transações de lançamentos de ações, é a função do mercado secundário sempre dar liquidez aos papéis específicos.



Comente!




*Campos obrigatórios