O Petróleo Futuro

O petróleo é um dos commodities de maior volatilidade do mercado futuro, sendo um dos contratos mais negociados por todo o mundo.

Artigo publicado por Samira Souza nas categorias: Mercado Futuro

O petróleo negociado no mercado futuro tem muito a ver com as condições do mercado internacional em alguns anos. O mercado futuro não tem como objetivo analisar o petróleo no mercado atual ou negociá-lo a partir dos valores atuais, e sim a partir de uma previsão de como estará o comércio desse commodity daqui alguns anos. Da mesma forma, a entrega do produto real não importa na negociação de hoje, tendo pouca ou nenhuma influência no seu preço de compra e venda. No mercado futuro produtores protegem o seu produto de uma baixa futura nos preços, calculando um valor seguro para a venda.

petróleo

E os industriais querem se proteger de uma alta nos preços do commodity da mesma forma, e procuram um preço seguro para que não haja prejuízo. No meio do caminho encontramos os especuladores e traders, que estão sempre buscando lucro com as altas e baixas do produto, e vendendo e comprando contratos de segurança de acordo com o interesse desses produtores e industriais. E quando falamos em petróleo, essa segurança é ainda mais necessária, já que ele é um dos commodities com maior taxa de volatilidade no mercado. Muitas transações, acordos e alterações nas reservas de petróleo internacionais são fatores que mudam significativamente a situação do petróleo no mercado futuro, e a informação é a maior arma para que a negociação gere lucros.

Como é negociado

O preço do petróleo futuro é cotado em U$ por barril, sendo que incontáveis barris de petróleo são negociados em todo o mundo em por período, já que esse é um dos contratos mais negociados por todo o mundo. Cada contrato de petróleo é composto por exatamente 1000 barris, sendo que ainda existe uma modalidade de minicontrato, composto por 500 barris. Da mesma forma que o etanol, o petróleo possui vencimentos de contratos todos os meses do ano, o que determina mais uma característica especial na sua negociação.

Há uma oscilação máxima para o preço do petróleo na negociação em todos os meses de vencimentos de contrato, protegendo os investidores e produtores de certa forma, principalmente pela ação massiva dos especuladores, que aproveitam a volatilidade do commodity para investimentos de oportunidade.

Prazos de negociação

Os futuros do petróleo são listados nove anos à frente, sendo que uma programação específica é determinada para cada negociação de acordo com o mês. Quanto ao encerramento da negociação, todos os negócios estabelecidos no mês de entrega do produto devem terminar no terceiro dia útil antes do vigésimo quinto dia útil do mês anterior ao mês de entrega. O período de entrega será entre o primeiro dia do calendário do mês de vencimento e o último dia do mês previsto para essa entrega.

dinheiro

Vantagens do petróleo

O investimento em petróleo é indicado para trades, pela sua excelente volatilidade, uma das mais características entre todos os commodities do mercado futuro. O petróleo é um dos produtos mais negociados do mundo, garantindo a liquidez dos contratos e permitindo a recuperação rápida do investidor. Ainda sim, na maioria das vezes os pontos gráficos do petróleo seguem a linha definida, o que pode ser uma vantagem ou uma desvantagem para a negociação em diferentes níveis.



Comente!




*Campos obrigatórios