O Que São Criptomoedas?
Saiba como funciona o revolucionário mercado das criptomoedas (Cryptocurrency)
Artigo publicado por Samira Souza nas categorias: Bitcoin
Se você é antenado no mercado financeiro global, com certeza já deve ter ouvido falar nas famosas criptomoedas, certo?
Mas você sabe o que são criptomoedas? Qual a sua função no mercado financeiro atual?
Bom, se a resposta for não para as questões acima, então recomendo que leia esse post até o final e descubra:
- O que são criptomoedas?
- Como elas surgiram?
- Como obter as suas moedas digitais.
Confira!
Criptomoedas: O que são?
As criptomoedas, para quem ainda não conhece, nada mais são do que moedas digitais, que foram criadas para facilitar as transações financeiras no mercado global, e utilizam avançados métodos de criptografia para segurança e sigilo.
As moedas digitais vem causando uma verdadeira revolução no mercado financeiro e tem tudo para crescer ainda mais e se tornar uma das principais representações financeiras do mundo.
Como as criptomoedas surgiram?
As criptomoedas foram desenvolvidas por programadores, que realizaram a junção de uma sequência única de números e letras para formar o que conhecemos hoje como as moedas digitais.
Diferentemente da moeda tradicional, as criptomoedas não são controladas por órgãos financeiros. O controle das moedas digitais é descentralizado, ou seja, é feito por diversos servidores ao mesmo tempo, o que torna as criptomoedas livres de processos inflacionários.
Além disso, existe uma tecnologia envolvida nas transações financeiras envolvendo criptomoedas, chamado de Blockchain, que inviabiliza a possibilidade de haver falsificações ou até mesmo a modificação dos registros de transações efetuadas, tornando assim o uso de moedas digitais muito mais seguro e confiável.
Como obter as suas criptomoedas?
Para conseguir as suas próprias moedas digitais, voc~e pode optar pela mineração ou então pela compra direta de criptomoedas.
Mineração
A mineração é um processo onde se gera novas criptomoedas a partir da venda de moedas digitais ou então pela simples validação das transações financeiras envolvendo esse tipo de moeda.
Para minerar, voc~e precisa contar com um equipamento muito potente, pois a geração de moedas digitais é feita com base na resolução de problemas matemáticos complexos e demorados. Além disso, você precisa estar ciente de que essa atividade também gera custos, principalmente na conta de energia.
Compra direta
Outra forma de adquirir moedas digitais, é através da compra direta dessas moedas em corretoras especializadas no assunto.
No Brasil existem mais de 10 corretoras que trabalham especificamente com a compra e venda de moedas digitais. E para você obter as suas criptomoedas em alguma delas, é preciso abrir uma conta.
Feito isso, você deve transferir um valor em reais para a corretora e dizer quantas moedas deseja comprar. Depois disso, é só esperar um vendedor que aceite fornecer as moedas digitais que você está querendo, pelo valor que está oferecendo.
A mais popular das moedas que é oferecida na maioria das exchanges é o Bitcoin. Muitas vezes é necessário comprar Bitcoin nelas, e transferir o Bitcoin para exchanges gringas que trabalham como outras moedas digitais, e assim fazer a compra da moeda desejada utilizando bitcoin (BTC).
Assim como qualquer outro investimento, as criptomoedas também oferecem riscos, uma vez que o seu valor tende a oscilar bastante. Mas, por apresentar excelentes cotações no mercado, investir em moedas digitais é uma boa alternativa para quem deseja se dar bem no mercado financeiro atual.
E você, o que acha desse assunto? Deixe o seu comentário e compartilhe conosco as suas dúvidas e opinião sobre o assunto!