Planejamento Financeiro em 3 Etapas

O planejamento financeiro é muito importante para uma vida financeira saudável

Artigo publicado por Samira Souza nas categorias: Seu Dinheiro

O planejamento financeiro não é importante apenas para as empresas. Toda família ou qualquer pessoa que administre recursos deveria ter um planejamento financeiro, seja para conseguir economizar dinheiro para uma eventual emergência, para conseguir comprar um bem de maior valor ou ainda para conseguir se livrar das dívidas.

Mas um erro muito comum entre as pessoas que começam a fazer um planejamento financeiro, especialmente aquelas que começam por uma motivação de urgência, como uma dívida por exemplo, é pensar que o planejamento financeiro se resume apenas a abrir uma planilha financeira e começar a controlar os seus gastos. Esta é apenas uma das etapas importantes do planejamento financeiro.

Basicamente, o planejamento financeiro passa por três etapas importantes: Economizar, Poupar e Investir.

como planejar financeiramente

Economia

Economizar na compra de determinados itens é importante, a pesquisa de preços também é algo que deve estar no dia a dia de qualquer pessoa que pretende guardar algum dinheiro. Mas todo este esforço não vai valer de nada se a pessoa não tiver um planejamento de orçamento claro.

O que acaba acontecendo quando as pessoas não possuem uma ideia clara de quanto poderão gastar com cada item é que ela vai conseguir poupar de um lado, mas vai gastar de outro. Portanto, para o balanço final dos resultados no final do mês, o ato de ir atrás do preço mais baixo apenas serviu para que a pessoa gastasse o que sobrou com outro item no mesmo mês.

Portanto, a dica neste caso é criar um planejamento com o que pode ser gasto com cada item, para se ter uma ideia clara de quanto dinheiro a pessoa poderá contar no final do mês.

Poupar

onde investir

Quando a pessoa consegue diminuir os gastos, sem compensar em outros itens, é muito provável que no final do mês ela tenha um saldo positivo. E este dinheiro deve ser retirado do orçamento doméstico para o próximo mês, já que muitas pessoas acabam cultivando o ato de manter este dinheiro em movimento, e acabam gastando na primeira oportunidade.

Independentemente da forma que a pessoa escolha para conseguir separar este dinheiro, é de fundamental importância que ele seja separado do dinheiro que será ganho no mês seguinte. O mais recomendado é que as pessoas tenham uma poupança ou uma outra conta para conseguir separar e não misturar este dinheiro.

É importante também que esta poupança seja constante, ou seja, todo o mês é necessário realizar um novo planejamento para conseguir continuar guardando dinheiro.

Investimento

A partir da quantidade de dinheiro que consegue se poupar ao longo dos meses, chega o momento que a pessoa pode começar a investir. Dinheiro parado acaba perdendo valor, portanto é de fundamental importância que as pessoas escolham uma forma de investimento para colocar o que conseguiu ser economizado para fazer este montante render.



Comente!




*Campos obrigatórios