Previdência Privada é um bom investimento?

Saiba mais informações sobre a Previdência Privada e o retorno financeiro

Artigo publicado por Samira Souza nas categorias: Fundos de Investimento, Previdência Privada

“A Previdência Privada independente de ser PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) ou VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) é um bom investimento, pensando a longo prazo.”

É necessário um planejamento financeiro de quanto quer investir por mês e quanto receberá no final da aplicação mensalmente ou integralmente.

O quanto antes começar a contribuir maior será o prazo e o investimento mensal será menos.

Escolhendo PGBL ou VGBL

Então como escolher entre os planos de Previdência Privada PGBL e VGBL?

Para começar responda as seguintes questões?

1-) Em qual categoria de emprego você se enquadra?

(a)    Assalariado
(b)    Autônomo

2-) Sua declaração do Imposto de Renda é de qual tipo?

(a)    Completa
(b)    Simplificada
(c)    Isento

 3-)   Poderá comprometer até 12% da sua renda bruta anual?

(a)    Sim
(b)    Não

4-) Já é aposentado?

(a)    Sim
(b)    Não

Analisando as perguntas

Analisando as Respostas

A primeira pergunta se a resposta foi a letra A (assalariado) então vamos continuar verificando as demais pergunta antes de escolher, caso seja B (autônomo) a indicação é VGBL.

A segunda pergunta é chave para analisar: Declaração do Imposto de Renda (a) completa, este tipo de declaração é mais indicado para quem tem uma renda acima de R$ 24.000 anual, o plano de previdência indicado seria PGBL, devido haver dedução do valor contribuído na declaração anual do Imposto de Renda.

(b) Simplificada ou (c) Isento ambos podem optar pela previdência privada do modelo VGBL, já que neste modelo não a dedução no Imposto de Renda

A terceira pergunta está ligada as respostas anteriores, caso seja assalariado, declaração completa logo subtende-se que poderá comprometer 12% ao ano da renda, é indicado o plano Previdência Privada PGBL.

No caso de  Não  e o plano de Previdência Privada VGBL.

A quarta pergunta é relacionada ao fator idade, caso já tenha idade igual ou superior a 60 anos e já está aposentado o indicado seria a VBL pois vale lembrar que pessoas acima de 65 anos não necessitam declarar mais imposto de renda e ao um prazo mais moderado de 5 a 10 anos o valor a ser resgatado poderá ser superior a PGBL.

Lembre-se!

A PGBL no momento do resgate o desconto é em média de 35% sobre o capital investido mais o rendimento e a VGBL é somente sobre o rendimento não incidindo sobre o montante investido.

O plano de Previdência Privada é seguro pois em caso de falência da empresa seu plano irá para outra instituição financeira.

Dentro da modalidade escolhida de Previdência Privada PGBL ou VGBL, no momento em que quiser poderá transferir para outra financeira.

Vale a dica!

O quanto o antes for feito o resgate fora do prazo firmado em contrato haverá um percentual de desconto fique atento aos prazos, taxas, analise mais de uma instituição financeira antes de aderir qualquer plano.



4 comentários

  1. Leandro

    Boa noite… Acontece que, aos 50 anos de idade, eu gostaria de reduzir meu ritmo de trabalho e ter uma segurança financeira de pelo menos 5 mil reais por mês até os meus 80 anos de idade…. pode me ajuda.. Aguardo seu retorno Leandro

  2. sebastiao a

    Importante para conhecer a modalidade do investimento.

  3. sebastiao a

    seguem informações sobre a modalidade de investimento em previdencia privada.

  4. wanderli g oliveira

    boa noite, sou wanderli de oliveira, tenho 43 anos sou autônomo e quero fazer uma previdência privada.
    gostaria de aposentar com 65 anos de idade, lembrando que já tenho 25anos de contribuição de inss sobre 2 salários.
    queria saber, se eu fizer o plano de previdência, preciso continuar a contribuir com o inss.

Comente!




*Campos obrigatórios