Qual a Forma Mais Segura de Ficar Milionário Investindo

Dicas para ganhar seu primeiro milhão investindo

Artigo publicado por Samira Souza nas categorias: Ações

O mercado de ações é visto como a grande galinha dos ovos de ouro pelas pessoas que desejam se tornar milionárias da noite para o dia apenas escolhendo onde vai investir o dinheiro que ganha. É claro que é possível ganhar muito dinheiro na bolsa, a história não mostra o contrário. Mas como o risco é muito alto e determinados episódios continuam muito vivos na memória coletiva, como a grande crise de 29 nos Estados Unidos, são poucos que realmente apostam tudo nesta possibilidade.

Entretanto, no grande mercado financeiro não existe apenas as bolsas de valores como forma de chegar ao tão sonhado primeiro milhão. Existem algumas outras maneiras muito mais seguras. Claro que também não estamos falando do extremo da segurança, que é a poupança, já que atualmente os rendimentos anuais mal conseguem superar a inflação, ou seja, as pessoas estão deixando o seu dinheiro parado enquanto a inflação está tomando o valor do mesmo.

Mas uma opção que também é muito segura e que oferece uma rentabilidade maior é o Tesouro Direto.

investimento seguro

Tipos de tesouro direto

Para as pessoas que estão pensando em começar a investir no tesouro direto, é importante esclarecer que existem dois tipos diferentes no mercado: prefixados e Pós-fixados.

No Tesouro Direto prefixado, existem NTN-Fs, que pagam ao investidor cupons semestrais, e as LTNs, que pagam o valor combinado na compra do título sempre no dia do seu vencimento. Já nos Pós-fixados, existe as LFTs, que são indexadas à Taxa Selic, as NTN-Bs, indexadas ao IPCA e que pagam cupons semestrais, e as NTN-Bs Principais, também indexadas ao IPCA, mas sem os cupons.

Os títulos contam com diferentes vencimentos, e neste caso é muito importante que os investidores tenham uma prioridade bastante definida, pois quanto mais longos os prazos, maior será a rentabilidade que o tesouro direto vai oferecer. Além disso, para garantir a segurança destes papeis, é importante que o investidor segure-os até a data do vencimento. Caso queira se livrar antes, muito provavelmente ele vai perder dinheiro.

Investimentos variados

Impostos

Mas é importante ressaltar que esta forma de investimento, diferentemente da poupança, não é isento do pagamento do imposto de renda. Ou seja, as pessoas precisam pagar ao Leão em cima dos valores dos papeis. Por isso, é importante que na hora de fazer o cálculo dos rendimentos esperados sejam descontados o imposto de renda para que a pessoa efetivamente consiga entender quanto vai ganhar.

O Imposto de Renda que é cobrado nos papéis com prazo de até 180 dias é de 22,5%, já para aplicações entre 181 e 360 dias o IR fica em 20%; de 361 até 720 dias o IR fica em 17,5% e acima dos 720 dias o imposto que será pago é de 15%.

Portanto, o Tesouro Direto segue como uma boa opção de investimento para as pessoas que estão querendo guardar dinheiro para longo prazo, sendo que o mínimo recomendado é 10 anos ou mais.



Comente!




*Campos obrigatórios