Quando Sair de um Investimento

Saber quando sair de um investimento é tão ou mais importante de saber quando começar.

Artigo publicado por Samira Souza nas categorias: Fundos de Investimento

Todos os investimentos possuem suas regras próprias, características essencias para o conhecimento de qualquer investidor. A rentabilidade e a fluidez do investimento escolhido são de extrema importância para o cálculo do tempo do investimento, ou seja, quando o investidor deve aproveitar uma oportunidade para investir o seu capital, e principalmente quando aquele investidor deve retirar o seu dinheiro dali.

observação

Observação minuciosa

Por suas características particulares que podem mudar de acordo com o cenário do mercado financeiro e também de mercados em nichos específicos, muitas opções possuem uma imprevisibilidade costante, que obriga aos investidores a manter os olhos sempre bem abertos.

Á parte das características do próprio investimento, deve-se observar também a situação das taxas que envolvem o investimento, como por exemplo as taxas de juros, que possuem oscilação constante e gradativa, dependendo muito da situação do país ou das condições financeiras das principais instituições financeiras locais.

Observação correta do mercado

Não deve-se observar para uma correta análise das condições do investimento apenas a situação particular daquele produto. O mercado também deve ser fruto de uma observação constante. Isso porque não basta determinar as condições isoladas daquele investimento, e sim os seus benefícios e prejuízos em comparação aos outros investimentos disponíveis.

Saber o momento ideal para sair de um investimento já iniciado nem sempre depende da sua rentabilidade atual, mas sim se existe algum investimento disponível naquele momento, que justifique uma migração de capital de um para o outro. Algumas vezes a diversificação é a melhor resposta, mantendo parte do capital no investimento anterior e tentando colocar a outra parte na nova e boa oportunidade.

quando sair

Analogia útil

Muitas vezes os economistas e investdores experientes comparam os investimentos com relacionamentos amorosos, onde deve-se sentir o momento certo para tirar o time de campo. Da mesma forma que nos relacionamentos amorosos, é possível manter a crença naquele investimento ainda durante algum tempo após uma baixa ou o surgimento de outra oportunidade melhor, considerando que aquele investimento primeiro possui um bom histórico de recuperação após baixas e quedas. O histórico desse investimento é muito importante, aliás, para a determinação desse tempo de retirada, sabendo-se que dar mais uma chance a uma boa escolha é sempre interessante.

Experiência acima de tudo

O entendimento do tempo de qualquer investimento virá com a experiência daquele investidor nas atividades financeiras. Das primeiras vezes a relutância ou a ansiedade podem gerar erros de análise e de tempo, mas de acordo com esses erros é que o investidor passa a saber exatamente o que fazer com o seu capital. O que fazer e quando fazer, que são aspectos de importância semelhante em um mercado instável e imprevisível.



1 comentário

  1. isaias dos santos hora

    ola fiz um aplicaçao na previdencia privada atraves da caixa economica federal e quero resgatar o valor ,pode me ajudar

Comente!




*Campos obrigatórios