Títulos Públicos

Os Títulos Públicos são garantidos pelo tesouro nacional, mas necessitam de conhecimento específico para iniciar o investimento.

Artigo publicado por Samira Souza nas categorias: Fundos de Investimento

Os títulos públicos são ativos de renda fixa e são considerados investimentos de baixo risco. Seu rendimento pode ser dimensionado já no momento da contratação do título, o que não acontece com diversos tipos de investimento, onde esse rendimento sofre variações e cotações constantes de acordo com diversas variáveis do mercado e da economia.

Há diversos tipos de títulos públicos que podem ser negociados e adquiridos por investidores buscando a rentabilidade, sendo que cada investidor deve verificar qual o melhor tipo, o mais adequado para o seu perfil. Alguns títulos são pré-fixados, e possuem uma taxa de rentabilidade já determinada no momento da contratação do ativo. Já outros títulos possuem o caráter de pós-fixados, e nesse caso haverá um indexador definido que determinará essa taxa de remuneração e aplicará correções de tempos em tempos.

investimento financeiro

Risco dos títulos

Os títulos públicos proporcionam uma grande segurança ao investidor, já que são considerados os ativos de menor risco de um país, sendo 100% garantidos pelo tesouro nacional. O nosso país ainda possui uma excelente reputação na emissão desse tipo de título, garantindo ainda mais a segurança do investidor local que busca rentabilidade atrelada a uma boa dose de segurança.

Novas formas de investir

As cotas de fundos de investimento foram durante muito tempo a única forma de se adquir um título público, onde havia uma intermediação constante de instituições financeiras, o que diminuía a rentabilidade para o investidor direto. Mas hoje esses títulos pode ser comprados na forma do Tesouro Direto, adquirindo os títulos que desejar e com um reduzido custo de intermediação. Dessa forma o investidor pode criar a sua própria carteira de investimentos, escolhendo os prazos e os indexadores mais adequados aos seus objetivos, e controlando diretamente todas as suas aplicações.

Mas se o investidor preferir, ainda existe a possibilidade de realizar a aplicação e o investimento nos títulos públicos através de uma instituição autorizada, que será responsável pelo gerenciamento e total intermediação das transações, e repassará os resultados ao investidor diretamente, cobrando certamente um montante razoável pelo serviço.

Tesouro Nacional

Essa venda de títulos na forma de investimento serve para o Governo Federal captar recursos que financiam diretamente diversas atividades e investimentos. Eles são aplicados constantemente na infra-estrutura, saúde e educação do país, representando uma dívida mobiliária da União, ao mesmo tempo que é uma excelente oportunidade de investimento para os seus cidadãos.

Vantagens

Uma das principais vantagens do investimento nos títulos públicos é a sua rentabilidade, superior à de outros investimentos mais seguros como o CDB e a poupança. Ainda sim, quando maior a quantia investida, menor será a cobrança do imposto de renda. O tesouro ainda permite que você invista apenas em parte dele, conseguindo uma aplicação com valor mínimo de R$ 30,00.

títulos públicos

Desvantagens

Como estamos em períodos de constante baixa da taxa selic, o investimento nos títulos públicos não é mais tão rentável como foi há algum tempo. E como sua desvantagem principal, temos a necessidade de conhecer bem os tipos de títulos, já que a escolha errada para investir pode ser um péssimo negócio.



Comente!




*Campos obrigatórios