Vale a Pena Controlar os Pequenos Gastos?

Saiba, afinal, se vale a pena anotar tudo na ponta do lápis [ou do smartphone]

Artigo publicado por Samira Souza nas categorias: Seu Dinheiro

Muitas pessoas reclamam que o seu salário não consegue durar até o final do mês. Afinal de contas, hoje em dia, o custo de vida é muito alto na maioria das cidades do Brasil, os preços de serviços básico sobem todos os dias, enquanto que na grande maioria dos casos os aumentos de salário não conseguem acompanhar nem as perdas da inflação.

Mas o que é mais grave neste cenário é que muitas pessoas ou famílias inteiras simplesmente não conseguem identificar onde está indo o seu dinheiro. Paga-se todas as contas do mês, as pessoas pensam que vai sobrar um dinheiro para colocar na poupança ou para pagar alguma dívida, e este dinheiro parece que simplesmente desaparece como fumaça.

O grande problema é que as pessoas acabam não controlando os pequenos gastos do dia a dia. Trata-se do cafezinho todas as manhã, o almoço em um restaurante um pouco mais caro, a ida no cinema nos dias mais caros, etc.

Faça um experimento durante um mês e você vai perceber que os números não mentem. Anote em um papel ou utilize algum aplicativo de anotações no smartphone ou tablet, todos os gastos. Mas todos mesmo, inclusive a moedinha concedia ao manobrista, a gorjeta do restaurante, etc. No final do mês, some todo. A grande maioria das pessoas se espantam com a quantidade de dinheiro que está sendo gasto.

controle de gastos

Fechando a torneira

É como se sua carteira fosse uma torneira que não consegue ser fechada nunca por completo e está sempre pingando água. No final do mês a sua conta com certeza virá mais alta, mas muitas pessoas não percebem que o motivo é aquele gotejar constante.

Estes pequenos gastos, na maioria dos casos supérfluos que poderiam ser evitados, podem significar uma quantia significativa que poderá ser destinado a algo mais palpável, desde a compra de algo mais caro no final de alguns meses, até uma economia que pode significar uma boa entrada na compra de um carro ou de um imóvel, por exemplo.

controle de pequenos gastos

Controlando os pequenos gastos

A melhor maneira de começar a controlar estes pequenos gastos do dia a dia é realmente seguir a dica acima: anotar tudo que se gasta, por pelo menos 30 dias corridos. Crie uma planilha no seu computador para registrar estes gastos. Existem também alguns aplicativos criados para smartphones e tablets que também ajudam neste registro.

No final do mês, some tudo e identifique no que está sendo gasto tanto. A partir destes dados é fundamental que as pessoas que desejam economizar criem uma estratégia. Identifique alguns cortes que pode ser feitos, e especifique cotas de gastos no final do mês.

Por exemplo, estipule um valor X para gastar no supermercado, estipule um valor Y para ser gasto com passeios e lazer, e assim por diante. Depois disso, basta controlar a risca esta cota. Quando o dinheiro sobrar no final do mês, não caia em tentação e invista ele em uma poupança, para que ele não fique a disposição na sua conta corrente.



Comente!




*Campos obrigatórios